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Futebol em alta

Exemplos inspiradores de marketing esportivo

Estratégia também pode ser usada para promover a imagem da empresa, aumentar a conscientização da marca e gerar vendas

16 de Outubro de 2023 às 16:47
Marketing esportivo no futebol
Marketing esportivo no futebol (Crédito: Depositphotos)

O esporte é uma força unificadora em todo o mundo, e o Marketing Esportivo tem se mostrado cada vez mais interessante, lucrativo e repleto de oportunidades para inovar e atrair mais pessoas. Eventos como a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e campeonatos de futebol brasileiro são exemplos claros disso. Este artigo explora as possibilidades do Marketing Esportivo no Brasil e apresenta em forma de exemplos alguns cases memoráveis que trazem à tona a criatividade e os ótimos resultados que podem ser obtidos através deste tipo de estratégia.

O Marketing Esportivo é uma área em constante crescimento e evolução, sendo uma excelente oportunidade para as empresas se conectarem com seu público-alvo. Este pode ser usado para criar uma conexão emocional com os fãs do esporte, seja patrocinando equipes ou atletas, desenvolvendo campanhas publicitárias temáticas ou até mesmo criando produtos licenciados.

Além disso, o Marketing Esportivo também pode ser usado para promover a imagem da empresa, aumentar a conscientização da marca e gerar vendas.

Uma das tendências mais populares é o uso de tecnologia e mídias sociais para se conectar com os fãs. As empresas podem usar plataformas como o Instagram, Twitter e Facebook para compartilhar conteúdo sobre seus patrocínios e campanhas publicitárias, além de interagir com os fãs e criar uma comunidade online.

No Brasil, há um forte investimento em publicidade no futebol e um exemplo bastante conhecido é a exibição de logotipos de patrocinadores, como casas de apostas esportivas para brasileiros, nos uniformes dos clubes. Além disso, a publicidade pode ser vista em telas de transmissões, placas em estádios e banners em portais. Essa prática é comum e bastante ampla, mostrando a relevância da publicidade no mundo do futebol.

Grandes exemplos de ações

O esporte não se resume apenas às partidas em si, pois promove conexão com diversos aspectos da sociedade. Por isso, ações de Marketing Esportivo voltadas para causas sociais são bastante populares, chamando a atenção para problemas e engajando o público em sua resolução.

Um exemplo notável é a campanha "Meu sangue é rubro-negro", criada pela Penalty em parceria com o Vitória. Com o objetivo de incentivar a doação de sangue, a campanha foi ousada: mudou as cores do uniforme do clube baiano para preto e branco, e, à medida que os torcedores doavam sangue, o vermelho original da camisa voltava, preenchendo as faixas horizontais gradativamente, como se o nível do volume fosse subindo.

 

Conforme já apresentado, ações envolvendo as mulheres no esporte e no futebol são um assunto em alta daqui pra frente. Este case é do Guaraná Antarctica junto com a Seleção Feminina de Futebol. A iniciativa #OlhaPraElas começou durante um amistoso preparatório para a Copa do Mundo em um jogo amistoso contra o Chile, em Brasília, onde a equipe feminina de futebol adotou uma abordagem incomum diante dos fãs e da mídia. Elas vestiram camisetas com seus nomes em letras bem maiores do que os números, em contraposição ao que se vê nos uniformes tradicionais. Para enfatizar essa ação, todas as jogadoras viraram as costas e apontaram para seus nomes, demonstrando que as jogadoras têm nome. Esse foi o início da campanha #OlhaPraElas.

 

Recentemente, aproveitando uma data de alta relevância, o Fluminense com a Umbro lançou uma nova camisa em homenagem ao aniversário do Cartola, que completaria 115 anos e era torcedor do clube. A campanha repercutiu muito nas redes sociais e o uniforme chama muita atenção, por conter a letra da música percorrendo toda a peça, em uma fonte que replica as letras do próprio sambista, transformando a camisa em um manuscrito. Além das cores clássicas, foi desenvolvida uma etiqueta exclusiva com desenho de Cartola vestindo a camisa tricolor.

Estratégia promissora

Empresas que patrocinam atletas e equipes esportivas investem recursos em busca de bons resultados, conquistas e, até mesmo, recordes. Além disso, essa ação pode destacar o negócio como socialmente responsável, um atributo importante na avaliação dos consumidores.