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Tendências e novidades do Marketing Esportivo no Brasil e no mundo

A paixão por esporte pode proporcionar grandes negócios

26 de Agosto de 2022 às 10:31
Eveline Almeida
Tendências no Marketing Esportivo
Tendências no Marketing Esportivo (Crédito: Depositphotos.com)

O esporte é, definitivamente, um assunto capaz de unir pessoas pelo mesmo propósito. Tanto no Brasil quanto no mundo, a Copa do Mundo, os jogos olímpicos e outros campeonatos existem para comprovar isso. E este é o principal motivo pelo qual o Marketing Esportivo tem se tornado cada vez mais um conjunto de ações e estratégias interessante, lucrativo e repleto de oportunidades para inovar e atrair mais pessoas.

Neste artigo, são apresentadas possibilidades e novidades do Marketing Esportivo no mundo, bem como as tendências identificadas para serem aproveitadas e receberem investimento em ações potenciais de marketing, as quais toda e qualquer empresa pode aproveitar.

O que é Marketing Esportivo?

Cada vez mais conhecido e procurado, o Marketing Esportivo é uma ferramenta eficiente e com grande potencial para gerar oportunidade de negócios, trazendo bons resultados e lucro. De modo geral, é a forma de utilizar o esporte como ferramenta de engajamento em meios de comunicação.

Sendo assim, é possível unir as características do universo esportivo à execução de estratégias do marketing. Lembrando que, o esporte envolve sentimentos como paixão e grandes emoções, indo muito além do que preferências por times e empatia por atletas.

Como resultado, é possível notar em ações de Marketing Esportivo, o aumento de receita, awareness de marcas e grande envolvimento com eventos do segmento, engajando torcedores e estimulando variações do esporte nos negócios.

O envolvimento é tão grande, que é possível observar o desenvolvimento do culto aos esportes acontecendo justamente como consequência de ações em Marketing Esportivo.

A importância do Marketing Esportivo no Brasil

De maneira geral, pode-se afirmar que o Marketing Esportivo utiliza as principais ferramentas da Propaganda e Marketing somadas às peculiaridades do esporte, como a emoção, paixão por um time, empatia por um atleta e o prazer em torcer e participar das vitórias dos times.

Sendo assim, encontra-se uma maneira de se apropriar das ações de um atleta e de seu clube como uma ferramenta de comunicação e vendas.

Observando localmente, no Brasil, sabe-se que grandes investimentos são realizados no futebol, por exemplo, ao colocar logotipos de patrocinadores, como casas de apostas brasileiras, estampados nos uniformes dos clubes. Este é um exemplo simples e, certamente, muito conhecido por todos. Considerando um pouco mais amplamente, além dos uniformes, é possível notar anúncios nas telas de transmissões, placas em estádio e banners em portais que abordam o tema.

Ao patrocinar atletas e times, as empresas inserem recursos para obter bons resultados, conquistas e até recordes. Sendo assim, o negócio pode inclusive se destacar como socialmente responsável, considerada uma característica relevante na avaliação de consumidores.

As principais tendências do Marketing Esportivo

Assim como todos os setores do Marketing e das tecnologias, o Esportivo conta com tendências que podem guiar decisões para novas campanhas e ações.

Lugar cativo às mulheres

É fato que o número de mulheres torcedoras e fanáticas por esportes cresceu nos últimos anos, e isso não pode ser ignorado pelas táticas da propaganda e marketing. Sendo assim, se comunicar com as mulheres nas ações de Marketing Esportivo é inevitável e pode ser considerada uma forte tendência como crescimento.

Como exemplos, temos duas ótimas ações: as grandes atletas como Serena Williams e Maria Sharapova, conhecidíssimas como estrelas do tênis, tornaram-se embaixadoras de grandes marcas mundiais.

No Brasil, há um case recente da Puma que, desde 2019, tem iniciativas que procuram apoiar as mulheres no ambiente dos esportes. A marca já anunciou o patrocínio do Palmeiras, doou chuteiras e camisas para o Clube Atlético Taboão da Serra e patrocinou a skatista Isa Pacheco, além de também apoiar as categorias running e training.

Em entrevista, o diretor de marketing da Puma explica o conceito desta estratégia inspiradora de Marketing Esportivo. Ele justifica que “com mais mulheres praticando esportes, teremos mais representantes em cada uma das modalidades, e se temos mais representantes, o universo de pessoas que vão querer praticar, seja pela questão da saúde, diversão, mas também se tornar profissional, aumenta, e consequentemente temos mais chances ter novos ídolos, e a roda toda gira dentro do negócio. Mais patrocínio, mais investimentos. Nada começa com individual, por isso é o #SheMovesUs, uma movendo a outra. Temos que criar esse efeito de coletividade.”

Além do #SheMovesUs, a marca tem uma parceria global com o Woman Win, uma organização que ajuda e fomenta a prática esportiva, entre as mulheres, além de outras quebras de barreiras e preconceitos.

Fortalecimento no relacionamento com sócio-torcedor

Durante a pandemia, passando por um período de estagnação (o que afetou cofres dos clubes), os programas de sócio-torcedor vêm voltando a se fortalecer e, atualmente são considerados uma forte tendência em Marketing Esportivo.

Agora, o foco dos programas é o desenvolvimento de mais ações de relacionamento com o sócio, com o objetivo de fidelizá-lo. Uma boa estratégia de marketing sabe identificar o perfil de quem é sócio e de quem ainda pensa em se tornar – e como fazer para convencê-lo a converter em sócio.

Os grandes clubes sabem que há torcedores que residem longe das cidades ou vivem em locais onde houveram antigas embaixadas. Sendo assim, proporcionam planos adequados para esta situação.

A acessibilidade deve ser levada em conta, portanto, observa-se que existem diversos níveis de planos à escolha, desde os que custam R$ 7,00 aos que custam R$ 80,00 mensais.

Um pensamento interessante para identificar o relacionamento com sócio-torcedor é encará-lo como um patrocinador. A ideia de garantir a ele que 90% do seu dinheiro investido será destinado ao futebol é um propósito perfeito.

A paixão que movimenta causas sociais

O esporte é algo que vai além dos limites dos campos, piscinas e arenas. Nesse sentido, sabe-se que é cada vez maior a importância dos atletas e entidades do meio esportivo.

A formação de caráter é um exemplo constantemente utilizado para a sociedade quando encontra-se um atleta em destaque, principalmente aos fãs que ainda são crianças. Portanto, o Marketing Esportivo encontra na associação com causas sociais uma boa oportunidade de fazer bem feito.

Há diversas organizações não governamentais e instituições sem fins lucrativos sérias e dedicadas a grandes causas na área da saúde, educação, pessoas em vulnerabilidade e animais. No entanto, pode-se observar um movimento de causas inéditas que surgiram a partir de novos acontecimentos e, assim, são consideradas tendências para se trabalhar e envolver no futuro. Alguns exemplos são: gap educacional pós-pandemia, maior inclusão de PCD (pessoas com deficiência), sequelas a longo prazo da Covid, saúde mental (novas síndromes), metas globais na Amazônia, proteção à população LGBTQIAP+ e combate às fake news.

Estas informações foram pinçadas a partir deste artigo do Valor Econômico.

Realidade virtual e metaverso

A realidade virtual é definitivamente uma ferramenta revolucionária para a indústria publicitária. A sacada está em oferecer experiências altamente interativas, despertando o interesse genuíno do consumidor, em vez de interrompê-lo com impacto de anúncios.

Quando utilizada no Marketing Esportivo, esta tática aproxima o fator interesse à emoção, proporcionando experiências marcantes, além de lucrativas.

A inovação e avanço tecnológico promovem grandes possibilidades para se trabalhar com Realidade Virtual, e as equipes de Marketing Esportivo podem usar e abusar da criatividade para traçar boas ações. Na prática, o metaverso proporciona experiências imersivas e interativas na Internet em ambientes completamente virtualizados. Entretanto, o conceito não é completamente novo. Quem se lembra do jogo Second Life, lançado em 2003 pelo Linden Lab, pode identificar algo familiar.

O jogo não obteve a popularidade esperada e não se consolidou como o futuro da internet, porém, desta vez, o cenário é outro. A Meta anunciou investimento de US$150 milhões e a contratação de 10 mil profissionais para a criação do seu ambiente virtual.

No esporte, o jogador de futebol Cristiano Ronaldo já havia apresentado a ZujuGP, uma empresa que quer explorar o metaverso. Junto de um vídeo com CR7 vestido de samurai, o lançamento da plataforma teve como foco o mercado asiático.

O Manchester City, um dos maiores nomes do futebol mundial e campeão da Premier League (Inglaterra) fechou uma parceria com especialistas em realidade virtual para criar uma versão digital do seu estádio oficial, o Etihad Stadium.

Já no Brasil, a NBA transformou numa experiência 100% digital, a NBA House, em São Paulo. Eventos, transmissões e loja foram para o ambiente online e, como resultado, mais de 200 mil cadastros realizados geraram um enorme banco de dados relacionados a fãs brasileiros do basquete.

Sabe-se que o metaverso é uma das grandes tecnologias que estão revolucionando a vida de todos. Conforme estudo da Bloomberg Intelligence, calcula-se que a oportunidade de mercado para o metaverso, até 2024, pode atingir US$ 800 bilhões.

Redes sociais e anúncios

As redes sociais, além de grandes aliadas do Marketing Digital, são excelentes ferramentas para o Marketing Esportivo.

Os clubes vêm investindo cada vez mais em oportunidades identificadas pelas redes digitais. Visando entrar nesse mercado, comercializam espaços em suas postagens e transmissões ao vivo, as lives de partidas, por exemplo. Sendo assim, uma forma de receita, produção de conteúdo e engajamento que aumentam a interação com público interessado no assunto.

Definitivamente, estratégias em marketing digital, conteúdo em vídeo, notícias relevantes no segmento e redes sociais na área dos esportes são ações que sempre estarão em alta nos próximos anos, sendo alvo de grandes investimentos de Marketing Esportivo.