Buscar no Cruzeiro

Buscar

Butantan começa a distribuir mais 5,6 milhões de vacinas contra Covid

23 de Fevereiro de 2021 às 11:50


Butantan começa a distribuir mais 5,6 milhões de vacinas contra Covid. Crédito da Foto: Divulgação / Governo de SP

O Governador João Doria anunciou nesta terça-feira (23), em coletiva realizada no Instituto Butantan, o início do envio das novas remessas de doses da vacina contra o novo coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. No total, serão 5,6 milhões de doses no período de 5 de fevereiro a 5 de março, 65% a mais do volume previsto inicialmente.

Nesta terça-feira (23), o Instituto Butantan fará a distribuição de 1,2 milhão de doses e, na quarta-feira (24), serão entregues mais 900 mil frascos da vacina. Para 25, 26 e 28 de fevereiro ainda estão previstas liberações de 600 mil doses diárias. Desta forma, até domingo, São Paulo fornecerá um total de 3,9 milhões de doses ao PNI.

As doses enviadas nesta terça-feira fazem parte do lote de imunizantes envasados no Butantan com o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) enviado pela Sinovac Life Science, da China.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que as novas grades de vacinas contra Covid-19 estão em fase de planejamento pela equipe técnica para distribuição às 645 cidades do Estado ainda nesta semana. A Prefeitura de Sorocaba disse que espera a chegada das novas doses, com expectativa de retomar a imunização na cidade na quinta-feira (25).

Distribuição de vacinas

Logo início de março o Butantan vai disponibilizar mais 1,7 milhão de vacinas para a imunização do país, estando previstas remessas de 600 mil doses no dia 02/03, de 500 mil em 04/03 e de mais 600 mil para 05/03. Na soma total, serão 5,6 milhões de frascos desta terça-feira (23) até 5 de março.

No dia 5 de fevereiro, o instituto já havia distribuído 1,1 milhão de doses. Portanto, apenas no período de um mês, entre 05/02 e 05/03, o Butantan fornecerá o total de 6,7 milhões de vacinas. Somadas ao lote de 8,7 milhões entregues em janeiro, já são 15,4 milhões de doses para vacinação de brasileiros em todo o país.

O Instituto já entregou o que corresponde a 90% de todas as vacinas usadas na rede pública do país e vem criando uma força-tarefa para seguir envasando, em ritmo acelerado, doses para a entrega ao PNI. Uma das ações do Butantan foi, por exemplo, dobrar seu quadro de funcionários para atender a urgência necessária para o momento. (Da Redação, com informações do Governo de SP)