Brasil

Lojas online disputam o Prêmio Black Friday de Verdade 2019

A votação popular termina em 30 de novembro; saiba como participar
Lojas online disputam o Prêmio Black Friday de Verdade 2019
A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos comerciantes e consumidores. Crédito da foto: Pxhere (1/5/2019)

O Prêmio Black Friday de Verdade chega na sua terceira edição. No total, 71 empresas concorrem, através de voto popular, pelo título de melhor Black Friday do Brasil em 15 categorias.

A Black Friday se tornou a principal data de vendas do e-commerce no Brasil. Desde 2010, a maior liquidação do ano caiu no gosto dos consumidores brasileiros e vem crescendo substancialmente ano após ano.

Segundo a ABComm, a expectativa é que o número de pedidos chegue a 10,13 milhões. Portanto, isso deve representar 18% de crescimento em relação ao ano anterior.

Promoções de verdade

Porém, uma das grandes preocupações dos clientes tem relação com a veracidade das promoções e descontos oferecidos. Há alguns anos, uma popularização de pensamentos e alguns termos ironizando a questão dos preços iguais durante a Black Friday (como por exemplo, “Black Fraude”), colocaram a credibilidade da campanha em xeque.

Para resolver essa questão, o site Black Friday de Verdade foi lançado em 2014 para ajudar o consumidor a selecionar as melhores ofertas no período. O objetivo também era reverter a imagem negativa da Black Friday junto aos clientes.

Em 2017, a ideia também era incentivar e reconhecer as melhores práticas junto aos principais lojistas da internet. Dessa forma, foi criado o “Prêmio Black Friday de Verdade” em parceria com a ABComm, o E-commerce Brasil e Digitalks, principais organizações de e-commerce no Brasil, que chega em 2019 na sua terceira edição.

Um grupo de 31 especialistas do mercado de marketing digital e comércio eletrônico indicou, no decorrer de setembro, as 71 lojas finalistas. Elas concorrerão em 15 categorias.

Veja as empresas finalistas abaixo:

Bebê e Brinquedos

Rihappy, ToyMania, Tricae, PB Kids e Mercado Livre

Bebidas

Evino, Wine, Empório da Cerveja, Zé Delivery e Grand Cru

Cosméticos

O Boticário, Sephora, Ikesaki, Natura e Avon

Eletrodomésticos e UD

Magazine Luiza, Americanas.com, Electrolux, Compra Certa e Extra

Eletrônicos e Informática

Amazon Brasil, Americanas.com, Kalunga, Ricardo Eletro, Kabum!

Esportes

Netshoes, Centauro, Decatlhon, FutFanatics e Under Armour

Farmácias

Droga Raia, Drogaria São Paulo, Ultrafarma, Pague Menos e Drogaria Araújo

Livros, Filmes e Games

Amazon Brasil, Saraiva, Submarino, Livraria Cultura e Mercado Livre

Moda Íntima e Praia

Loungerie, HOPE, Marisa, Intimissimi e Valisere

Moda, Calçados e Acessórios

Reserva, Dafiti, Renner, Riachuelo e Hering

Lojas online disputam o Prêmio Black Friday de Verdade 2019
Roupas são opções de compras na Black Friday. Crédito da foto: Pxhere (15/3/2017)

Móveis e Decoração

Mobly, Casas Bahia, Camicado, Havan e Marabraz

Pet Shop

Petz, Pet Love, Zee Dog, Cobasi, Pet na Net

Supermercados

Pão de Açúcar, Mambo Delivery, Carrefour, Supermercado Now e Meu Mercado em Casa

Telefonia

Magazine Luiza, Americanas.com, Motorola, Webfones e Asus

Viagens

Decolar.com, MaxMilhas, Hotel Urbano, Submarino Viagens e Hoteis.com

Votação popular

A segunda fase é de votação popular. De 1 de outubro a 30 de novembro, os próprios clientes entrarão no site e escolherão as lojas favoritas em cada uma das categorias. Além disso, há a premiação Grand Prix (melhor Black Friday do Brasil), onde os clientes escolherão a melhor loja entre todas as finalistas.

Para Francisco Cantão, idealizador da Black Friday de Verdade e CEO da Proxy Media, empresa organizadora do prêmio, o mercado vem amadurecendo rapidamente. Segundo ele, tanto os clientes quanto as lojas valorizam cada vez mais uma experiência de compra atrativa, segura e transparente durante a Black Friday.

“A premiação já está em sua terceira edição e vem crescendo ano após ano. Isso demonstra o engajamento das lojas participantes e da importância da reputação na maior sazonalidade do ano. A Black Friday é o momento do consumidor brasileiro de se auto presentear, geralmente adquirindo produtos com o tíquete médio mais elevado, portanto há um cuidado muito maior na pesquisa dos melhores preços nas lojas mais confiáveis”.

No ano passado, mais de 100 mil clientes votaram no Prêmio Black Friday de Verdade. Em 2019, a Black Friday acontecerá dia 29 de novembro e a expectativa é de aumento de 30% na participação dos clientes na campanha.

Black Friday em Sorocaba

O comércio de Sorocaba espera um aumento nas vendas durante a Black Friday, em comparação ao ano anterior. Segundo a Associação Comercial de Sorocaba (Acso), os consumidores devem encontrar descontos de até 70%.

No Brasil, a Black Friday deste ano será realizada em 29 de novembro. Os descontos nos produtos são dados tanto pelas lojas físicas quanto no e-commerce. (Da Redação)

Leia mais  Amazon amplia e-commerce e inclui lojas de moda e esportes no Brasil
Comentários