Rota do Equilíbrio

Será Que Comer Churrasco Engorda?

Quando falamos de estilo de vida saudável, muitas pessoas sabe o que isso significa:

Ao mesmo tempo, elas são rápidas em encontrar as exceções que cometem:

No entanto, você sabia que é possível comer churrasco sem engordar?

Isso é completamente possível — desde que você ressignifique o que é churrasco para você.

E você pode ficar tranquilo(a).

Porque não vamos falar para você comer abobrinha ou melancia na grelha e chamar de churrasco.

Não.

Estamos falando de carne mesmo.

Porque não é a carne do churrasco que atrapalha seu plano alimentar inteligente.

Em vez disso, é a concepção equivocada de churrasco que muitas pessoas têm.

Vamos dar um exemplo simples.

Se você digitar no Google o termo “calculadora de churrasco”, vai encontrar dezenas de sites cuja função é orientar quanta comida e bebida comprar ao planejar o seu churrasco.

(Geralmente é uma função do número de pessoas que estarão presentes.)

E algumas indicações comuns dessas calculadoras de churrasco estimam os seguintes números de consumo por pessoa:

  • cerca de 400g de carne, e
  • 5 latinhas ou long necks de cerveja.

De acordo com os inúmeros churrascos que já frequentamos, estes números não parecem nenhum absurdo — sendo talvez até mesmo um pouco conservadores.

Porém, ao colocar esses valores em tabelas com quantidades de calorias dos alimentos — como a Tabela TACO da Unicamp, que inspirou a nossa própria tabela de nutrientes— os números não mentem.

View this post on Instagram

Será que as bebidas estão travando o seu progresso? . Vamos dar um exemplo simples agora — para ilustrar o quanto as bebidas podem atrapalhar sua evolução . (E o quanto você pode emagrecer sem contar calorias simplesmente por evitá-las.) . De acordo com algumas “calculadoras de churrasco”, estimam-se os seguintes números de consumo por pessoa: . – cerca de 400g de carne, e – 5 latinhas ou long necks de cerveja . De acordo com os churrascos que já frequentamos, estes números não parecem nenhum absurdo — sendo talvez até mesmo um pouco conservadores . No entanto, essas 5 latinhas de cerveja adicionam cerca de 750 kcal ao seu churrasco . E cerca de 60g de carboidratos líquidos – que geram pouca ou nenhuma saciedade . O que transforma uma refeição possivelmente saudável (afinal, carne não processada não faz mal) e adequada ao seu plano alimentar… . Em algo que pode atrapalhar seus resultados e te deixar em um platô de perda de peso . Tanto por conta dos carboidratos desprovidos de nutrientes, quanto pelo aumento das calorias dessa refeição . Como você pode perceber, adicionar 5 latinhas de 350ml a seu churrasco mais que dobra a quantidade de calorias dessa refeição (mas não adiciona nem bons nutrientes e doses extras de saciedade) . Claro que, com moderação e bom senso, você vai conseguir encaixar uma ou outra bebida que você gosta no seu estilo de vida . Mesmo que seja eventualmente — por exemplo, para acompanhar uma refeição livre . O importante é perceber que as bebidas calóricas são um dos primeiros passos a eliminar para emagrecer sem contar calorias . #lowcarb #comidadeverdade #caloriasliquidas #bebidas #cerveja #churrasco #dieta #emagrecer #saude

A post shared by Guilherme e Roney (@senhortanquinho) on

Pois 400g de maminha fornecem cerca de 600 kcal, com cerca de 85g de proteínas completas, e 28g de gorduras boas.

Ou seja: é praticamente uma refeição cetogênica.

No entanto, as 5 latinhas de cerveja adicionam cerca de 750 kcal ao seu churrasco.

E cerca de 60g de carboidratos líquidos —  que geram pouca ou nenhuma saciedade.

(E nós sabemos que a saciedade é importante para emagrecer sem passar fome.)

Sendo assim, adicionar a quantidade “normal” (de acordo com as calculadoras de churrasco) de cerveja ao seu churrasco transforma uma refeição possivelmente saudável (afinal, carne não-processada não faz mal) em algo que pode atrapalhar seus resultados e te deixar em um platô de perda de peso.

O que pode acontecer tanto por conta dos carboidratos desprovidos de nutrientes, quanto pelo aumento das calorias dessa refeição.

Pois, como você pode perceber, adicionar 5 latinhas de 350ml a seu churrasco mais do que dobra a quantidade de calorias dessa refeição — sem adicionar nem bons nutrientes, nem uma maior saciedade.

Sendo claro que, com moderação e bom senso, você vai conseguir encaixar uma ou outra bebida que você gosta no seu estilo de vida.

Mesmo que seja eventualmente — por exemplo, para acompanhar uma refeição livre.

O importante é perceber que as bebidas calóricas são um dos primeiros passos a eliminar para emagrecer sem contar calorias.

Porque acreditamos que você não precisa colocar tudo o que come num aplicativo para emagrecer.

Porém, você precisa sim de informação — para assim poder fazer boas escolhas alimentares.

Então, alimente-se de informação boa — e não de calorias vazias.

E coma seu churrasco sem medo: porque comida de verdade (como uma boa carne não processada, acompanhada de uma salada e um vinagrete) não são os culpados do ganho de peso.

E algumas das piores escolhas do “churrasco” não são a carne em si: e sim o monte de pão, cerveja, e “maioneses” cheias de óleo processado com batata.

(Aprenda aqui a fazer uma receita de maionese saudável.)

E voce, o que costuma comer no churrasco?

Carnes boas? Ou só pão com queijo coalho?

Comente aqui embaixo e conte sobre como você faz boas escolhas em ocasiões sociais.

Comentários