Rota do Equilíbrio

Nossas dicas pessoais para incrementar sua salada

“Saladas são saudáveis.”

Pensamos que este é um dos poucos consensos entre as pessoas que se interessam por uma alimentação saudável.

(Até porque comer saladas pode te ajudar a emagrecer sem contar calorias.)

No entanto, comer um monte de folhas todos os dias pode rapidamente se tornar tedioso.

Por isso, aprender a variar suas saladas pode te deixar ainda mais motivado(a) a comê-las.

Além de poder torná-las ainda mais nutritivas — e mesmo saborosas.

Neste post, trazemos algumas ideias interessantes de adições a sua salada.

Atum. Saladas com atum são uma opção clássica.

Sendo que, para as pessoas que buscam praticidade, esta é uma fonte de proteína que não precisa nem mesmo ser preparada de antemão.

Pois mesmo o atum em lata combina muito bem com a sua miscelânea de folhas: porque é só abrir a lata e degustar.

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Ovos cozidos. Os ovos estão entre os alimentos mais nutritivos do planeta.

Um único ovo grande cozido contém cerca de:

  • Vitamina A: 6% da IDR
  • Ácido Fólico: 5% da IDR.
  • Vitamina B5: 7% da IDR.
  • Vitamina B12: 9% da IDR.
  • Vitamina B2: 15% da IDR.
  • Fósforo: 9% da IDR.
  • Selênio: 22% da IDR.
  • Os ovos também contêm quantidades consideráveis de vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B6, cálcio e zinco.

(Lembrando que a sigla IDR quer dizer Ingestão Diária Recomendada.)

Isso tudo em apenas 77 calorias, 6 gramas de proteína e 5 gramas de gorduras saudáveis.

E praticamente nenhuma quantidade de carboidratos.

Neste ponto, optamos pelo ovo cozido — por ele ficar igualmente saboroso quando frio (que é a temperatura comum de consumo de saladas).

Pimentões. Esta é uma opção comumente esquecida quando pensamos em temperos e adições à salada.

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No entanto, eles são super saudáveis, ricos em vitaminas, e dão um sabor todo especial à salada.

Nesta foto, temos uma salada ricamente temperado e adicionada de pimentões vermelhos e verdes.

Oleaginosas. Quando falamos de oleaginosas, estamos nos referindo a nozes, amêndoas, castanhas, pistache — e todos esses alimentos que acabam sendo consumidos praticamente apenas na época de Natal.

Hoje em dia, as farinhas de oleaginosas estão bastante na moda — no entanto, o consumo das oleaginosas em si não parece ter se popularizado tanto.

Uma dica é acrescentar algo como uma Castanhas do Pará na sua salada — pois elas são altamente ricas em selênio, um importante mineral para nossa saúde, e relativamente ausente na dieta ocidental padrão.

Ingredientes comuns — porém frequentemente esquecidos. Ainda podemos mencionar alguns “ingredientes-padrão” de uma salada.

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Como palmitos, cenoura ralada, beterraba, cebola crua, azeitonas, e diversas ervas e temperos

Além de queijo ralado e azeite de oliva.

As opções são inúmeras, e podem dar uma cara completamente nova para o seu “mato”.

A verdade é que não existe “certo” ou “errado” ao se montar uma salada.

Desde que você se preocupe em adicionar ingredientes de verdade — e não “estragar” sua salada com molhos ricos em açúcares e óleos vegetais refinados.

Assim baseando sua alimentação em comidas como legumes, hortaliças, e boas fontes de proteína.

Montar boas saladas pode te ajudar nessa missão — e as ideias deste artigo podem te ajudar a montar boas saladas.

E você, como monta suas saladas? Conte para a gente nos comentários abaixo.

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