Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como Armazenar Os Alimentos Para Mantê-los Saudáveis Por Mais Tempo

20 de Agosto de 2021 às 09:41
Senhor Tanquinho [email protected]
vegetais
vegetais (Crédito: pexels)

Você já pensou na forma como armazena os alimentos na geladeira e no armário? Essa é uma pergunta que se deve fazer quando se deseja manter os alimentos saudáveis por mais tempo.

Seja na geladeira ou nos armários da despensa, os alimentos precisam ficar armazenados de acordo com a perecibilidade, isto é, alguns itens são indispensáveis para guardar em uma determinada temperatura, outros não.

Atitudes como organizar os espaços para as comidas, permitem que você consiga visualizar melhor as opções, investindo em conservação, qualidade de vida ao consumir alimentos que fazem bem ao coração e outros órgãos do corpo.

Se você tem dúvidas de como armazenar os alimentos da forma correta e ainda, manter saboroso e saudável, veja as informações que trouxemos aqui neste artigo.

Como guardar corretamente os alimentos na geladeira?

Os alimentos na geladeira precisam estar organizados conforme sua perecibilidade, para os frios e laticínios, por exemplo, guarde na parte superior perto do refrigerador ou compartimento extra frio é o local ideal.

Na primeira prateleira conserve os ovos, manteiga e restos de comida, neste último caso, mantenha os alimentos em potes com tampas para conservação.

Não coloque esses alimentos nas portas da geladeira, este é um espaço de constante mudança de temperatura que pode estragar os alimentos. Deixe esse espaço para molhos e garrafas de refrigerante.

No último espaço da geladeira, na parte inferior na gaveta de hortifruti, armazene os legumes, frutas e verduras.

Contudo, alguns alimentos não precisam ficar na geladeira, sendo as cebolas, cenoura, alho, tomate, melancia, melão e entre outras opções.  

O local como freezer são armazenadas carnes congeladas, alimentos picados em potes e também iogurtes. Cuidado com a cerveja no congelador, as garrafas podem explodir por conta da baixa temperatura.

Como armazenar alimentos nos armários?

Para armazenar os alimentos nos armários e despensas a fim de mantê-los saudáveis por mais tempo, você precisa otimizar o espaço, deixando longe do chão e também do contato direto com o sol.

Uma dica é investir em prateleiras, dividir os alimentos em potes ou vidros reaproveitados. A ideia é customizar objetos de forma barata, usando o que você já possui em casa como forma de economizar.

Alguns alimentos guardados em armários podem ser pendurados em sacolas, principalmente as comidas secas como macarrão, arroz e outros grãos.

Se você possui um espaço para dispensa, monte uma estante com portas para armazenar os alimentos, use caixas organizadoras e embalagens bem fechadas para manter a conservação saudável dos alimentos.

Já as frutas e legumes que não vão à geladeira, organize um espaço na cozinha com abrigo de luz e fora do alcance de pragas. Lembre-se que alimentos naturais costumam estragar mais facilmente, por isso, deixe em um local visível para não esquecer de comer.