Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polêmicas

A polêmica sobre Kim Kardashian ter danificado o vestido de Marilyn

Kim está sendo acusada de danificar o vestido histórico usado por Marilyn Monroe em 1962, depois de surgir com a peça original no tapete vermelho do MET Gala 2022. Entenda a polêmica.

15 de Junho de 2022 às 16:12
Julia Rolim [email protected]
Kim Kardashian usou vestido de Marilyn Monroe para o MET Gala
Kim Kardashian usou vestido de Marilyn Monroe para o MET Gala (Crédito: Reprodução/Instagram)

Os looks de Kim Kardashian nos tapetes vermelhos sempre são os mais esperados e comentados e, na edição de 2022 do MET Gala, isso não foi diferente. Não se fala em outra coisa que não seja no estrago que ela pode ter deixado após usar o vestido icônico de Marilyn Monroe. Tudo começou quando a internet parou após rumores de que Kim usaria um vestido da Marilyn no MET Gala 2022.

 

Marilyn Monroe cantando "Parabéns a Você" para o presidente John F. Kennedy - Bettmann Archive
Marilyn Monroe cantando "Parabéns a Você" para o presidente John F. Kennedy (crédito: Bettmann Archive)

 

E de fato isso aconteceu. No evento da primeira segunda-feira de maio (02/05), no Metropolitan Museum de Nova York, a empresária surgiu no tapete vermelho com a icônica peça que a atriz americana usou para cantar "Parabéns a Você" no aniversário de 45 anos do presidente John F. Kennedy, em 1962. O mundo ficou impactado em ver ela com o vestido original no tapete vermelho.

Mas agora, imagens reveladoras mostrando os danos causados ao vestido foram divulgadas, provocando muita revolta nas redes sociais.

 

Detalhes do vestido antes de ser usado por Kim Kardashian - Getty Images
Detalhes do vestido antes de ser usado por Kim Kardashian (crédito: Getty Images)

 

Milhares de pessoas já haviam criticado a decisão da Kim em usar o vestido de 60 anos. Criado pelo figurinista de Hollywood Bob Mackie, a peça tem mais de 6 mil cristais costurados sobre um tecido translúcido. "Hoje, todo mundo usa vestidos assim, mas, esse não era o caso antigamente," disse Kim Kardashian na época do baile. "De certa forma, é o primeiro naked dress. Por isso é tão chocante".

Chocante sim, porém não tanto quanto a reação de usuários ao perceberem que vários dos cristais foram perdidos depois que Kim usou a peça. Rasgos e outros desgastes também estão entre os danos, expostos em fotografias de "antes e depois" compartilhadas pelo perfil @marilynmonroecollection no Instagram.

 


SOBRE O VESTIDO

 

Antes do evento, o vestido estava sendo mantido em ambiente e clima controlados no Ripley’s Believe It Or Not Museum de Orlando, Flórida. O museu comprou a peça em 2016, no leilão Julien's Auctions, por 4,8 milhões de dólares - marcando assim o recorde de vestido mais caro já leiloado no mundo. Anteriormente, ele já havia sido leiloado em 1999, pela tradicional Christie's, por mais de 1 milhão de dólares. Originalmente, Marilyn comprou do estilista Jean-Louis (que trouxe o croqui de Mackie à vida) por 1.440 dólares. Vale ressaltar que ela havia sido a única pessoa a usar a peça e que o vestido foi feito sob medida e costurado a mão no corpo de Marilyn para ficar ainda mais justo (e sensual).

"Sou uma grande fã de leilões e tenho alguns itens do JFK, então conheço o dono da Julien's. Ele me colocou em contato com a equipe do Ripley's e foi assim que a conversa começou", explicou a socialite que, meses antes do baile, provou uma réplica do vestido icônico que serviu perfeitamente. Resultado: o museu concordou em emprestar o modelo, o enviando em um avião particular da Flórida até Calabasas, onde vive o clã Kardashian-Jenner.

Na segunda prova, acompanhada por seguranças, o vestido não serviu. Kim, que precisou usar luvas, confessou que "queria chorar porque não podíamos fazer nenhuma alteração". A solução foi fazer uma dieta rigorosa durante três semanas, que resultou em 7 quilos a menos necessários para caber na peça.

 

Kim Kardashian com o vestido de Marilyn Monroe no MET Gala - Reprodução/Instagram
Kim Kardashian com o vestido de Marilyn Monroe no MET Gala (crédito: Reprodução/Instagram)

 

Na noite do Met Gala, todo o cuidado foi tomado para que a empreitada fosse um sucesso. Kim se trocou em um pequeno provador na base dos degraus do evento, onde foi acompanhada por um conservador do Ripley's. Depois de cruzar o tapete vermelho com a peça original, ela se trocou novamente, dessa vez para uma réplica do vestido, também emprestada pelo museu. Ela ficou apenas 15 minutos usando a peça original. "Sou extremamente respeitosa sobre o que o vestido significa para a história americana. Nunca arriscaria danificá-lo", comentou.

Ainda assim, mais de um mês depois do baile de gala, foram divulgadas imagens mostrando em detalhes os danos causados. No TikTok, o crítico de moda Luke Meagher compartilhou um vídeo comentando o ocorrido, acumulando mais de 1,3 milhões de visualizações. Na internet, não se fala em outra coisa que não seja "Kim Kardashian danificou o vestido de Marilyn Monroe" e a influenciadora está entre os assuntos do momento no Twitter.

No Instagram, inúmeras páginas e especialistas também se manifestaram sobre o caso, incluindo Cherie Balch, fundadora da Shrimpton Couture, plataforma onde vende moda vintage de luxo. Para os seus quase 100 mil seguidores, ela escreveu:

"Espero que isso seja uma lição sobre lembrar de respeitar o vintage. Às vezes, aqueles poucos minutos de glória não valem o risco. Algumas coisas simplesmente não são feitas para serem suas e usadas. [Kim] não era do tamanho certo para o vestido e deveria ter ido [ao MET Gala] com algo diferente. As pessoas no Ripley's também não deveriam ter ficado cegas pelo estrelato dela. Mas o que está feito, está feito."

 

Kim Kardashian e Pete Davidson no MET Gala 2022 - Getty Images
Kim Kardashian e Pete Davidson no MET Gala 2022 (crédito: Getty Images)

 

Na minha humilde opinião, acredito que Kim Kardashian deveria ter usado uma réplica do vestido em forma de homenagem à Marilyn Monroe. Até por que quando vi ela no tapete vermelho no evento, pensei que fosse uma réplica. Só depois, quando fui escrever o texto dos melhores looks do MET Gala 2022, que descobri que era o vestido original. 

E de fato, acredito que aqueles poucos minutos de glória não valeram o risco. Foram danos irreversíveis e permanentes. Uma tristeza para a história e o acervo de moda... 

 

AGORA ME DIZ: O que achou dessa polêmica? Acha que Kim deveria ou não ter usado o vestido original?

Me conte por email ([email protected]), vou adorar saber a sua opinião. E me acompanhe também no Instagram (@julia.rolim), posto várias coisinhas por lá. Até a próxima! 

Apresentação e contatos - Julia Rolim
Apresentação e contatos (crédito: Julia Rolim )

Galeria

Confira a galeria de fotos