Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sustentabilidade

Moda circular e upcycling

A indústria da moda é uma das mais poluentes no mundo, portanto alternativas mais sustentáveis são indispensáveis. Entenda o que é moda circular e o conceito upcycling na moda.

01 de Junho de 2022 às 18:23
Julia Rolim [email protected]
Moda circular e upcycling na moda
Moda circular e upcycling na moda (Crédito: Reprodução/Divulgação/Freepik)

A indústria da moda é uma das mais poluentes no mundo. A fabricação têxtil é uma das mais prejudiciais ao meio ambiente, seja pela liberação de toneladas de gases de efeito estufa, pelo grande desperdício de água ou pelo descarte indevido de peças de roupas. É muito nociva para o meio ambiente e sua cadeia produtiva, que na maioria das vezes, passa longe da ética. Portanto cada dia mais as empresas e os consumidores estão buscando por alternativas sustentáveis ou circulares.

A questão upcycling está virando, se é que já não virou, uma necessidade - principalmente na moda - pois quase 90% dos consumidores preferem empresas sustentáveis (segundo a FIEP). O upcycling e a moda circular surgem, nesse contexto, como alternativas para defender o consumo consciente na moda e minimizar os impactos ambientais causados pela produção têxtil.

Moda circular e upcycling na moda  - Reprodução/Divulgação/Freepik
Moda circular e upcycling na moda (crédito: Reprodução/Divulgação/Freepik)

 

MAS AFINAL, O QUE É UPCYCLING?

Upcycling, no geral, é o processo de criação de novos itens a partir de materiais já existentes. Seu custo é baixo, consome pouca energia e dispensa o uso de componentes químicos. Ao reaproveitar o material original, a vida útil do produto é prolongada, evitando que ele seja rejeitado e substituído por uma nova versão – que, eventualmente, também seria descartada.

Já na moda, o upcycling transforma resíduos têxteis em novas roupas, duplicando o ciclo de vida das peças. Do ponto de vista criativo, também agrega novas informações ao produto, que pode ser repaginado de acordo com as tendências do mercado ou reaproveitado de outras formas.

Moda circular e upcycling na moda  - Reprodução/Divulgação/Freepik
Moda circular e upcycling na moda (crédito: Reprodução/Divulgação/Freepik)

 

MODA CIRCULAR

O conceito de moda circular se baseia nos principais princípios da economia circular e do desenvolvimento sustentável. A moda circular diz respeito ao ciclo de vida de um produto, do design à produção, transporte, armazenamento, comercialização e venda, bem como a fase de usuário e o fim de vida do produto.

A alta procura por brechós é uma consequência dessa necessidade de mudança. Os brechós tem como meta oferecer roupas e sapatos usados, reaproveitando peças que já estão prontas, assim aumentando seus ciclos de vida (e utilidade) e diminuindo o desperdício e lixo desnecessário.

O movimento slow fashion, que vem sendo muito comentado, caminha lado a lado com a moda circular e o upcycling. O objetivo de ambos é fazer com que o consumidor enxergue o reaproveitamento como uma alternativa sustentável, e ainda perceba as consequências da produção desenfreada e a importância do consumo consciente e mais responsável.

Moda circular e upcycling na moda  - Reprodução/Divulgação/Fashion Meeting
Moda circular e upcycling na moda (crédito: Reprodução/Divulgação/Fashion Meeting)

 

UPCYCLING DENTRO DA MODA CIRCULAR 

Apesar de ambos assuntos estarem interligados, é importante entender as diferenças entre moda circular e upcycling. Diferente dos processos de reutilização ou reciclagem, o upcycling utiliza os materiais existentes para criar algo novo ou melhor que os originais. As peças ganham novas funcionalidades como jaquetas que viram saias, calças que ganham cós duplos por meio de falsas sobreposições, bolsos que se transformam em tops e tudo que a liberdade de criação permitir. É aqui que o designer pensa "fora da caixa".

A ideia da moda circular é fazer com que nada se torne inútil. Ou seja, que nenhum produto se tenha um fim e sim um recomeço a cada novo ciclo de uso.

Resumidamente: pode-se concluir que o conceito upcycling está dentro da moda circular, mas a moda circular não necessariamente está dentro do upcycling.

Moda circular e upcycling na moda      - Reprodução/Divulgação/Freepik
Moda circular e upcycling na moda (crédito: Reprodução/Divulgação/Freepik)

 

MARCAS QUE ADOTAM O UPCYCLING

Na indústria da moda, o upcycling surge como uma solução que já está começando a ser desenvolvida por pequenos artesãos e marcas. Vale conhecer algumas empresas brasileiras que adotam esse conceito em seu processo de produção. A seguir algumas marcas focadas no upcycling:

 


AGORA ME DIZ: O que acha dos conceitos de moda circular e upcycling? Já possui ou pretende aderir ao consumo consciente e sustentável?

Me conte por email ([email protected]), vou adorar saber a sua opinião. E me acompanhe também no Instagram (@julia.rolim), posto várias coisinhas por lá. Até a próxima!

Apresentação e contatos - Julia Rolim
Apresentação e contatos (crédito: Julia Rolim )

Galeria

Confira a galeria de fotos