Buscar no Cruzeiro

Buscar

Veja o que Araçoiaba, Itu e Salto estão reservando para o Carnaval

14 de Fevereiro de 2019 às 20:52

Marinaldo Cruz Filho

A Região Metropolitana de Sorocaba está cada vez mais atraente para quem gosta de Carnaval. Neste ano, há opções para todos os tipos de foliões, desde aqueles que preferem se divertir em ambientes fechados, ao lado de amigos e familiares, até os que estão em busca de extravazar nas avenidas. Confira neste post as programações oficiais de Araçoiaba da Serra, Itu e Salto. Conheça também as atrações já confirmadas em Tatuí, Piedade e Cerquilho, divulgadas na semana passada pela Agenda Metropolitana.

Carnaval em Araçoiaba Praça Central de Araçoiaba está reservada à folia em família (REPRODUÇÃO/Carnaval 2018)

Araçoiaba prepara a Praça Central para as famílias

Oferecer segurança e conforto para as famílias pularem o Carnaval 2019 com tranquilidade é a prioridade da Prefeitura de Araçoiaba da Serra. Por isso, a Praça Coronel Almeida (Praça da Matriz) está sendo preparada para receber todos os eventos. Na cidade, a folia se prolonga por cinco dias – de 1 a 5 de março –, com direito ao vivo de graça, desfiles de blocos, recreação para a criançada e matinês.

De acordo com a Diretoria Municipal de Cultura, no centro da temática escolhida para a festa deste ano estão as tradicionais marchinhas. A proposta é resgatar o gênero que marcou época nos carnavais de antigamente para as novas gerações de foliões. Assim, as composições que faziam sucesso nos “Reinados de Momo” de antigamente são os destaques dos shows apresentados na Praça Central todas as noites, a partir das 21h, pela banda Araçambando.

Na abertura do evento, a partir de 20h de sexta-feira (1º de março), araçoiabanos e turistas vivenciam outro legado das folias de outrora: o Grito de Carnaval. Comum em todo o Brasil até meados do século XX, o “Grito” funcionava como largada para a festança que se prolongava até a Quarta-Feira de Cinzas.

De sábado a terça-feira (2 a 5 de março), as noitadas na Praça Coronel Almeida começam sempre às 20h e seguem até por volta de 1h30 da manhã, com shows e desfiles de blocos.

Nos dias 3 e 5 de março, das 15h às 18h, a praça se transforma em domínio da criançada. Neste horário, reservado às matinês, as músicas e a recreação são planejadas para a diversão dos pequenos.

Blocos – Outras atrações garantidas no Carnaval de Araçoiaba são o desfile e o concurso de blocos. Neste ano, essa parte do evento é patrocinanda pela Associação Comercial (ACAS). As inscrições podem ser feitas até 25 de fevereiro, na sede entidade (Rua João Menck, 113, sala 2, no Centro), das 8h às 17h.

Os desfiles livres e o concurso e blocos acontecem nos dias 2, 3 e 4. Já o desfile dos blocos vencedores está marcado para o dia 5, das 20h às 21h, também na Praça Coronel Almeida. O regulamento prevê premiação para as três agremiações melhor classificadas na competição.

Segurança – Uma das principais preocupações dos organizadores do Carnaval 2019 em Araçoiaba é a segurança dos foliões. Entre as medidas preventivas adotadas estão a proibição de materiais que coloquem em risco a integridade do público presente na Praça Central. A lista inclui garrafas e copos de vidro, objetos perfurantes ou cortantes, utensílios e produtos letais à vida e equipamentos de armazenamento que dificultem a vistoria da equipe de segurança. Além disso, o espaço contará com efetivo reforçado da Guarda Civil Municipal (GCM), equipes da Secretaria de Saúde e apoio da Polícia Militar.

Trânsito – A comodidade dos foliões em Araçoiaba ainda abrange algumas mudanças no trânsito da área central da cidade. Conforme a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, as ruas do entorno da Praça Coronel Almeida permanecem fechadas aos veículos nos dias 1°, 2 e 4 de março, a partir das 18h. Nos demais dias da festa (3 e 5), a interdição começa às 14h.

Serviço - Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3281-5048 e no site da Prefeitura de Araçoiaba.

Carnaval em Salto Blocos (foto) e Rei e Rainha estão entre os destaques da festa em Salto (REPRODUÇÃO)

Blocos e Corte de Momo comandam a festa em Salto

Em Salto, os blocos e a Corte de Momo ditam o ritmo da festa. A primeira parte da preparação termina em 15 de fevereiro, quando a Prefeitura encerra as inscrições de blocos que desejam desfilar no Carnaval 2019 e também dos candidatos ao Concurso de Rei e Rainha. Em ambos os casos, para participar é necessário preencher formulário que está disponível na Secretaria da Cultura. O horário de funcionamento do setor é das 8h às 17h.

O desfile de blocos está marcado para o Domingo de Carnaval (3). O percurso tem início na Avenida Dom Pedro – a partir da Rua Itapiru – e segue até a Praça XV de Novembro. Cada agremiação deve contar com o mínimo de 70 integrantes e possuir sede no Município de Salto.

Rei e rainha – Já para se inscrever no Concurso de Rei e Rainha do Carnaval 2019 de Salto, os candidatos devem ter mais de 16 anos de idade e apresentar uma cópia do RG. Qualquer outro documento com foto também é aceiro. A eleição dos monarcas da folia acontece na abertura da festa, no dia 1º de março, na Praça XV de Novembro.

O prêmio para os vencedores é de R$ 1.000,00. O rei e a rainha também recebem traje de gala para os desfiles oficiais, além de coroa e faixa. Os eleitos têm como função participar de toda programação de carnaval da cidade.

Serviço – A Secretaria da Cultura de Salto está localizada na Praça Capitão Antônio Vieira Tavares. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4029-4718 e no site da Prefeitura.

Carnaval em Itu Em Itu, Praça do Carmo tem música e diversão de sábado a terça-feira (REPRODUÇÃO)

Itu promove quatro dias de folia na Praça do Carmo

A Praça do Carmo é o palco do carnaval ituano em 2019. Também na Cidade dos Exageros, a programação é voltada para o divertimento das famílias. Neste ano, os destaques ficam por conta das bandas e das marchinhas, que comandam a folia durante os quatro dias da festa. A programação desenvolvida pela Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos conta com as participações do Bloco do R, Escola de Samba Acadêmicos do Vale do Sol e do Grupo da Melhor Idade.

Confira a programação completa:

• Dia 2 de março (sábado)

– 13h30– Som Mecânico;

– 15h30 – Show da Banda Matrix;

– 19h00 – Banda Matrix volta ao palco, para mais uma rodada de samba;

– 20h30 – Desfile da Escola de Samba Acadêmicos do Vale do Sol;

– 21h30 – Mais música ao vivo, com a Banda Matrix.

• Dia 3 de março (domingo)

– 13h30 – Som Mecânico;

– 15h30 – Banda Matrix;

– 17h00 – Coral Melhor Idade e Bloco da Melhor Idade;

– 19h – Banda Matrix;

– 20h30 – Bloco do R;

– 21h30 – Banda Matrix.

• Dia 4 de março (segunda-feira)

– 13h30– Som Mecânico;

– 15h30 – Banda Matrix;

– 17h00 – Coral Melhor Idade e Bloco da Melhor Idade;

– 19h00– Banda Matrix;

– 20h30 – Desfile da Escola de Samba Acadêmicos do Vale do Sol;

– 21h30 – Banda Matrix.

• Dia 5 de março (terça-feira)

– 13h30 – Som Mecânico;

– 15h30 – Banda Matrix;

– 19h00 – A Banda Matrix retorna ao palco da Praça do Carmo;

– 20h30– Bloco do R;

– 21h30 – Banda Matrix encerra o Carnaval 2019 em Itu.

Serviço – Mais informações sobre o Carnaval 2019 em Itu podem ser obtidas pelo telefone (11) 4886-9750 e no portal do Município.

*Com informações das assessorias de imprensa das prefeituras de Araçoiaba da Serra, Salto e Itu.

Galeria

Confira a galeria de fotos