Buscar no Cruzeiro

Buscar

Carnaval já começou em Tatuí; Cerquilho e Piedade divulgam programações

02 de Fevereiro de 2019 às 19:40

Marinaldo Cruz

 

Cordão dos Bichos Cordão dos Bichos é uma das atrações mais populares do Carnaval em Tatuí (REPRODUÇÃO)

A Região Metropolitana de Sorocaba é uma boa opção para quem escolher curtir o Carnaval 2019 no Interior Paulista. Em Tatuí, por exemplo, a folia acontece durante todo o mês de fevereiro, com o Projeto Esquenta Carnaval, e segue na primeira semana de março, quando a Festa de Momo chega ao apogeu. Já os cerquilhenses, escolheram o próximo dia 16 para dar o seu “Grito” no tradicional Carnaval Solidário. A Prefeitura de Piedade preferiu concentrar a agenda nos quatro dias do evento que agita o Brasil inteiro. Outros municípios estão definindo as programações e o blog Agenda Metropolitana estará a postos para compartilhar com os internautas. Confira as opções confirmadas e aproveite.

Capital da Música já caiu na folia

Na Capital da Música, a Festa de Momo deste ano, com o tema “Tatuí Folia – Samba e Alegria”, começa oficialmente neste sábado (2). Durante todo o mês de fevereiro a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, desenvolve o projeto Esquenta Carnaval, que leva uma atração especial todos os sábados à Praça da Matriz, sempre a partir das 11h. No primeiro dia, a animação fica por conta do Bloco Unidos do Clube de Campo, um dos mais tradicionais da cidade.

O Esquenta de Carnaval conta, na sequência, os blocos Unidos da Americana (dia 9), Banda do Bonde (dia 16) e Banda do Bangâ (dia 23 de fevereiro).

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tatuí, a animação do Carnaval 2019 na Capital da Música segue impulsionada pela iniciativa espontânea dos blocos e clubes e com eventos promovidos no CEU das Artes (na Praça da Matriz) e com o Carnaval de Americana.

Público ajuda a esquentar os tamborins

Quem visitar Tatuí durante fevereiro pode cair na folia de diversas outras maneiras. Ainda conforme a assessoria da Prefeitura, os ensaios dos blocos também são abertos ao público. Veja a agenda: Banda do Bonde, dia 2 de fevereiro, sábado, às 16h30, na Villa Alemã (Avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo); dia 8 (sexta-feira), às 19h, na Praça da Matriz; dia 15, às 17h, no Pátio Vivaz; dia 16, às 17h, na Associação Atlética XI de Agosto; dia 22, às 19h, na Praça Ayrton Senna; e dia 1° de março, às 19h, na A. A. XI de Agosto.

Outras agremiações prometem esquentar os tamborins junto com o público com mais frequência. Uma delas é a Império do Samba, que vai agitar a Concha Acústica todas as segundas, terças e quartas-feiras, a partir das 19h30. O Grêmio Recreativo Unidos da Americana, por sua vez, prevê folia às segundas, quartas e sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 15h30, na quadra de esporte do Bairro Americana.

Bloco que não vai deixar por menos é o Rebanho das Ovelhas Coloridas. O programa de ensaios do grupo tem a seguinte programaçã0: dia 14 de fevereiro, quinta-feira, das 19h às 22h, na Praça Martinho Guedes; dia 17, das 14h às 17h30, no CEU das Artes; dia 21, das 19h às 22h, na Praça Ayrton Senna; dia 24, às 18h30, no Fuel's Bar; e, encerrando os preparativos, ensaio no dia 28, das 19h às 22h, na Praça Martinho Guedes.

Bailes para todos os tipos de carnavalescos

Além de ruas e praças, em Tatuí a folia também vai tomar conta dos clubes durante quase 20 dias. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo ressalta que o colorido dos bailes carnavalescos, seja ele vermelho, preto, azul, verde ou branco, faz parte da tradição momística da cidade. “Independentemente da tonalidade, o que importa é que plumas, paetês, confetes e serpentinas estão prontos para a animação”, acrescentam os organizadores da festa.

Em se tratando de baile de carnaval, opção é o que não falta. Quem abre é sequência é o Clube Renascer Terceira Idade, que agendou para 16 de fevereiro, a partir das 22h, mais uma de suas animadas noitadas. Denominado “Verde e Branco”, o evento conta com a animação da Banda Virada do Século. Ainda neste mês, no dia 23, também às 23h, o Bangalô Bar e Cozinha, Baile abre seu salão para o baile “Vermelho e Preto”.

A programação carnavalesca de 2 de março (sábado) é bastante variada: às 15h, concentração na Praça do Barão, com Desfile do Bloco do Vagalume; às 22h, na A. A. XI de Agosto, acontece o Baile do Bonde, com a Banda Lexo e a Bateria do Bonde; no mesmo horário, o Clube de Campo promove o tradicional baile “Azul e Branco”, que neste ano será animado pela Banda Ferveção.

Futebol das Bonecas Futebol das Bonecas acrescenta irreverência e humor ao Carnaval de Tatuí (REPRODUÇÃO)

O hilário Futebol das Bonecas é uma das atrações do Domingo de Carnaval, (3 de março). A partida inusitada começa às 14h, no Clube de Campo de Tatuí, e que, como em anos anteriores deve atrair um grande público. Outro evento do dia é o 6° CarnaRock, que acontece às 14h, na Lanchonete Dama de Ferro, situada na Rua do Cruzeiro.

No domingo (3), também começam as Matinês Carnavalescas da A. A. XI de Agosto e do Clube de Campo. Ambas começam às 16h e se repetem na segunda e terça-feira (dias 4 e 5), no mesmo horário.

Opção para a noite de segunda-feira é o Baile a Fantasia do Bonde, uma dos eventos emblemáticos do carnaval tatuiense. Ele acontece a partir das 22h, na A. A. XI de Agosto. A edição 2019 contará com a animação da Banda Lexo e da Bateria do Bonde.

Pré-Carnaval de Americana é atração à parte

Resgatado no ano passado, o Pré-Carnaval de Americana 2019 acontece no dia 23 de fevereiro. Às 14h, na quadra de esportes do Bairro Americana, a atração é o tradicional Futebol das Bonecas. Depois, das 15h às 20h, tem desfile pelas ruas do distrito, com participação do Cordão dos Bichos e dos Blocos Unidos da Americana, Império do Samba, Unidos do Clube de Campo e Banda do Bonde, além de trio elétrico.

Outro esquenta que promete muita alegria e agitação é Folia no Céu, no dia 28 de fevereiro (quinta-feira), às 19h, no CEU das Artes. O programa inclui Zumba Carnavalesca, da professora Rosa, e a participação do Cordão dos Bichos, da Ala Show do Império do Samba e de DJ.

Carnaval em Tatuí Em Tatuí, Carnaval começa com um mês de antecedência (REPRODUÇÃO)

Quatro dias de folia na Praça da Matriz

A Praça da Matriz sedia os quatro dias de folias e matinês do programa “Tatuí Folia - Samba e Alegria”. De acordo com a Prefeitura de Tatuí, a folia vai seguir a seguinte agenda:

- Dia 2 de março (sábado)

• das 21h à 1h30 - Abertura do Carnaval “Tatuí Folia – Samba e Alegria”, com o Cordão dos Bichos, Baile Carnavalesco com DJ e Show com Banda Balakubaka;

- Dia 3 de março (domingo)

• das 15h às 19h - Matinê infantil, com oficina de máscaras, pintura facial, animadores, Cordão dos Bichos Mirim e DJ;

• das 20h30 às 23h - Encontro de Blocos, com a participação do Cordão dos Bichos e dos blocos Império do Samba, Unidos do Clube de Campo, Banda do Bonde e Rebanho das Ovelhas Coloridas. A concentração acontece em frente à escola Eugênio Santos e o desfile segue pela Rua XI de Agosto;

- Dia 4 de março (segunda-feira)

• das 21h a 1h, Baile Carnavalesco com DJ e show com André Pupe e Banda;

- Dia 5 (terça-feira)

• das 16h às 19h - Matinê infantil com oficina de máscaras, pintura facial, animadores, Cordão dos Bichos e DJ;

• das 20h às 23h - Encontro de Blocos com a participação do Cordão dos Bichos e dos blocos Império do Samba, Unidos do Clube de Campo, Banda do Bonde e Rebanho das Ovelhas Coloridas. O trajeto é o mesmo seguido no domingo, com a concentração em frente à escola Eugênio Santos e o desfile na Rua XI de Agosto.

Centro Cultural mostra festa de antigamente

O Centro Cultural de Tatuí (Praça Martinho Guedes, 12, no Centro) também entrou no clima carnavalesco. No dia 8 de fevereiro, às 20 horas, a instituição abre a Exposição “Tatuhy - Passarela de Alegrias e Alegorias”, com a presença do Cordão dos Bichos e dos Blocos Império do Samba e Banda do Bonde.

A exposição reúne cerca de 80 fotos retratando o Carnaval de antigamente. O acervo pertence ao Museu Histórico Paulo Setúbal e foram digitalizadas e restauradas por Thony Guedes. O objetivo é apresentar ao público a tradição tatuiense nas festividades carnavalescas, como, por exemplo, os grupos de amigos que se reuniam para projetar as alegorias com as quais desfilavam pelas ruas da Cidade Ternura – outro título nacional ostentado por Tatuí.

“Essa foi a forma que a Cultura encontrou para relembrar aquilo que, nos tempos áureos, os tatuienses apresentavam aos seus foliões por meio da criatividade nas construções de seus carros alegóricos”, destaca o diretor de Cultura da Prefeitura de Tatuí, Rogério Vianna. A exposição ficará aberta gratuitamente ao público de segunda a sexta-feira das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados das 18h às 21h.

SERVIÇO – Mais informações põem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-4135 e no site da Prefeitura de Tatuí.

 

Carnaval em Cerquilho Carnaval Solidário abre a folia em Cerquilho, no dia 16 de fevereiro (DIVULGAÇÃO)

Cerquilho abre festa com Carnaval Solidário

No Município de Cerquilho, o Reinado de Momo começa em 16 de fevereiro com a segunda edição do Carnaval Solidário. A festa acontece no Centro de Eventos Cidade das Rosas, a partir das 20 horas.

Além de ser um delicioso “esquenta” para um dos melhores carnavais do Interior Paulista, o evento organizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Cerquilho tem como objetivo principal arrecadar alimentos para serem distribuídos às famílias de baixa renda.

Doando um quilo de alimento não perecível, os foliões podem se divertir participando de diversas atividades, como o Aulão de Zumba promovido pela Academia Studio Forma Fitness, dançando ao som do Batuque das Rosas e curtir o show do Projeto Bem Mais que Samba, que conta com a participação de vários artistas da região.

SERVIÇO - O Centro de Eventos Cidade das Rosas fica na Avenida Presidente Washington Luiz, 1148, no Jardim Cattai. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3384-8333 e no site da Prefeitura de Cerquilho.

 

Banda Voz do Morro Banda Voz do Morro é uma das atrações do Carnaval em Piedade (REPRODUÇÃO)

Piedade promete diversão para toda a família

A Prefeitura de Piedade concentrou as comemorações do Carnaval 2019 nos quatro dias em que todo o país cai no samba, de 2 a 5 de março. A aposta, mais uma vez, é em uma festa que proporcione diversão para toda família. Um diferencial anunciado para este ano é a concentração de toda a programação na Praça de Eventos, localizada ao lado do Terminal Rodoviário.

Conforme a agenda divulgada pela Diretoria de Turismo, a folia tem início no sábado, dia 2 de março, às 18h, com concentração dos blocos. Às 19h acontece a abertura oficial, com a apresentação da Bateria Voz do Morro. O primeiro dia se encerra com show da Banda Voz do Morro, a partir das 20h.

No domingo (3), a festa começa mais cedo, às 18h, com a matinê agitada pela Banda Tradição do Carnaval. Às 18h, que sobe ao palco da Praça de Eventos é o Grupo Atitude Digna. O segundo dia de folia ainda tem a apresentação do grupo Tradição do Carnaval, a partir das 19h30.

A folia continua na Segunda- feira de Carnaval, a partir das 18h, com a segunda participação dos blocos da cidade. Às 19h, a Bateria Voz do Morro também volta ao palco da festa. A partir das 20h, quem comanda o espetáculo é a Banda Voz do Morro.

O último dia do Carnaval 2019 em Piedade, terça-feira (5), tem samba desde as 16h. A folia começa com a #CiaRequebra e Requebra Kids, segue com o Grupo Doce Refúgio e termina com a Banda Harmonia.

SERVIÇO - Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3244-2843 e no portal do município na internet.

Galeria

Confira a galeria de fotos