Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mobilidade urbana

Zona Azul volta a funcionar no centro de Itapetininga em 2024

O sistema será reinstalado em 17 ruas da região central, após sete anos suspenso

13 de Dezembro de 2023 às 23:01
Vinicius Camargo [email protected]
Estacionamento regulamentado será reimplantado em 17 ruas, após seis anos
Estacionamento regulamentado será reimplantado em 17 ruas, após seis anos (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE ITAPETININGA)

A Zona Azul deve ser retomada no centro de Itapetininga em 2024, segundo a prefeitura da cidade. O Executivo, porém, não especificou uma data. O sistema voltará a funcionar em 17 ruas da região central, após sete anos suspenso.

Jovens vão trabalhar no controle do estacionamento rotativo, por meio do Programa Municipal Guarda Aprendiz. Os decretos que retomam a cobrança e criam a iniciativa foram publicados no Dia Oficial do município de 27 de novembro de 2023.

O sistema será reinstalado nas ruas Campos Sales, Silva Jardim, Saldanha Marinho, Barbosa Franco, Aristides Lobo, Lopes de Oliveira, Júlio Prestes, Monsenhor Soares, Major Fonseca, Venâncio Ayres, Dom Joaquim e Cesário Mota, além da avenida Peixoto Gomide.

A medida também abrange as praças do Fórum, Rui Barbosa, Marechal Deodoro da Fonseca e Duque de Caxias.

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h, o estacionamento custará R$ 2 por hora. O motorista poderá permanecer apenas durante duas horas na vaga.

A cobrança está suspensa na cidade desde 2017. De acordo com a prefeitura, à época, o Lar São Vicente de Paula, então responsável pelo serviço, decidiu interromper a operação. “(...) A instituição informou que não havia mais viabilidade financeira”, afirma a municipalidade.

 

Guarda Aprendiz

Coordenado pela Secretaria Municipal do Governo, o programa Guarda Aprendiz vai oferecer 72 vagas de emprego e de cursos profissionalizantes aos jovens.

Podem participar interessados de 18 a 24 anos, moradores de Itapetininga, com ensino fundamental completo e aptidão para participar da formação técnico-profissional. A realização do curso no Centro Municipal de Educação Profissional (Ceprom) é obrigatória.

Haverá processo seletivo para admissão ainda em dezembro de 2023. O edital será divulgado no Semanário Oficial do Município. A seleção contará com prova de redação, bem como exames físico e psicológico.

O aprendiz deverá cumprir cinco horas diárias e 30 semanais. O contrato terá duração de até 18 meses, com bolsa-auxílio de R$ 1 mil.

As funções dos selecionados serão emitir bilhetes de forma eletrônica ou manual; receber e prestar contas, ao final do turno, dos valores obtidos; e fiscalizar a rotatividade de estacionamento nas áreas definidas. (Vinicius Camargo)