Dose única
Vacina da chikungunya é segura e gera alta resposta imune
Imunizante do Butantan e da Valneva é o único no mundo contra a doença que está em estágio avançado de pesquisa
A vacina contra a chikungunya desenvolvida em parceria entre o Instituto Butantan e a empresa de biotecnologia francesa Valneva é segura e gera alta resposta imune com uma única dose em quase 100% dos voluntários. É o que mostram os resultados do ensaio clínico de fase 3 publicados na revista The Lancet no dia 12 de junho. O estudo envolveu 43 centros de pesquisa dos Estados Unidos e mais de 4 mil participantes adultos e idosos. O imunizante do Butantan e da Valneva é o único no mundo contra a chikungunya que está em estágio avançado de pesquisa.
Transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, o vírus circula em mais de 110 países. Entre 2021 e 2022, o Brasil apresentou um aumento de mais de 100% nos casos da doença; só neste ano, já foram registrados 118 mil casos prováveis, de acordo com o Ministério da Saúde. A análise de imunogenicidade da vacina foi feita em um subgrupo de 362 voluntários (266 do grupo vacinado e 96 que receberam placebo) e o imunizante induziu produção de anticorpos neutralizantes em 99% dos indivíduos após 28 dias da vacinação. Nesse período, os títulos de anticorpos aumentaram 471 vezes.
A proteção foi mantida em 96,3% dos participantes mesmo após seis meses da aplicação da vacina, com níveis de anticorpos neutralizantes aumentados em 107 vezes em comparação com o início do estudo (pré-vacinação).
Vacinas da dengue e chikungunya feitas pelo Butantan podem diminuir surtos das doenças nas Américas, diz Opas. Os pesquisadores seguirão acompanhando os voluntários por cinco anos para avaliar a manutenção da resposta imune. Em relatório divulgado em dezembro de 2022, a Valneva afirmou que a soroconversão ficou em 99% um ano após a imunização e que os títulos de anticorpos foram sustentados. A vacina foi bem tolerada por toda a população do estudo, tanto em adultos jovens como em idosos. A maioria dos eventos adversos foi leve e passageira, sendo os mais comuns dor de cabeça, fadiga e dor muscular. Somente dois eventos adversos graves foram registrados e ambos os participantes se recuperaram totalmente. (Da Redação, com informações da Agência SP)