Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nova tecnologia obtém produtos químicos finos de resíduos agrícolas

10 de Março de 2020 às 18:12

A revista científica inglesa Green Chemistry selecionou o artigo do professor Fábio Márcio Squina para publicação na primeira edição de 2020, que renderam ainda duas reportagens pela Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo: no dia 28 de janeiro, no boletim Pesquisa para Inovação voltado para empresas, e dia 18 de fevereiro, na Agência Fapesp.

As publicações apresentam os recentes resultados obtidos com o projeto de pesquisa que nasceu na Uniso e vem sendo desenvolvido há cerca de três anos. O objetivo é desenvolver rotas para a valorização da lignina, um componente da parede celular das plantas e o segundo polímero de maior abundância no planeta, que é pouco explorado e perde apenas para a celulose.

Foto: Banco de Imagens/iStock

A nova rota biotecnológica encontrada mostrou que é possível obter produtos químicos finos de resíduos agrícolas, como da palha de trigo e do bagaço da cana de açúcar, que podem ter aplicações nas indústrias alimentícias, farmacêuticas e de cosméticos, por exemplo.

O novo processo é estudado por um grupo de pesquisadores do Brasil e do Reino Unido, coordenado pelo professor Fábio Squina, com o apoio da Fapesp, no âmbito do Programa de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN). O próximo passo será a viabilização comercial da nova tecnologia.

Fábio Squina é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais – Mestrado e Doutorado da Uniso.

 Publicações

A partir da conceituada revista Green Chemistry, que apresenta alto impacto - JCR (9.4), a pesquisa está sendo amplamente divulgada no exterior. Em uma simples pesquisa no google, mais de dez notícias são apresentadas com o título "Biotech breakthrough turns waste biomass into high value chemicals”. A agência Fapesp, canal importante para pesquisadores de todo o Brasil, também apresentou os recentes resultados. A pesquisa vem recebendo distinções importantes no ambiente científico.

Revista Green Chemistry

Consolidated production of coniferol and other high-value aromatic alcohols directly from lignocellulosic biomass

Pesquisa para Inovação da Fapesp

Nova rota biotecnológica possibilita obter produtos químicos finos de resíduos agrícolas

Agência Fapesp

Tecnologia transforma resíduo agrícola em produto químico de alto valor