Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jornal Uniso Ciência aborda os impactos da pandemia na ciência

16 de Julho de 2020 às 16:02

Jornal Uniso Ciência aborda os impactos da pandemia na ciência Coronavírus, causador da pandemia de Covid-19?. Crédito da foto: ShutterStock

A 12ª edição traz uma reportagem especial sobre como a pandemia de Covid-19 afetou também o mundo da ciência, que passou por rápidas e profundas transformações nos últimos meses.

A necessidade de distanciamento social alterou as rotinas de pesquisa, com impactos positivos e negativos, na avaliação dos pesquisadores entrevistados: por um lado, a pandemia trouxe celeridade na publicação de artigos sobre o coronavírus, por outro, paralisou atividades práticas das pesquisas desenvolvidas nos laboratórios.

A reportagem também aborda o aumento da procura por conteúdo científico por parte do público não especializado e o risco de circulação de informação sem base científica.

Com essa nova demanda por informações, uma área que se destacou foi a de Estatística, em função do uso diário de gráficos pelos veículos de comunicação e redes sociais, na tentativa de apresentar previsões sobre a doença.

Além do enfrentamento da Covid-19, a 12ª edição do jornal Uniso Ciência aborda outros temas igualmente desafiadores para o planeta: o uso da nanotecnologia na agricultura pode ser um aliado na busca da sustentabilidade diante do aumento populacional e da necessidade de se equilibrar a produção de alimentos e o uso dos recursos naturais.

Uma pesquisa realizada em culturas hidropônicas de alface e tomate, no Núcleo de Estudos Ambientais (Neas) da Uniso, mostrou potencial na busca de uma agricultura mais eficiente e sustentável. Uma experiência de produção de sabão artesanal em comunidades carentes da Bahia que abriu a oportunidade para se promover ações de educação ambiental é o tema de outra reportagem.

O projeto nasceu de uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Biomateriais e Nanotecnologia da Uniso (LaBNUS), no Parque Tecnológico de Sorocaba, e foi aperfeiçoada no Hands On, o programa de empreendedorismo social da Uniso, que tem como objetivo incubar ideias inovadoras para solucionar os 17 Desafios do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU).

Esta edição poderá ser conferida nas versões impressa e digital, no próximo domingo (26/7). Fique atento!

Sobre o Uniso Ciência

O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica da Universidade de Sorocaba, que visa compartilhar o resultado das pesquisas desenvolvidas na instituição, em especial nos quatro Programas de Pós-Graduação da Instituição: em Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais.

O projeto contempla um jornal, veiculado na edição impressa e digital do Cruzeiro do Sul a cada três meses, um canal on-line, além da revista bilíngue semestral Science@Uniso.