Uniso Ciência

Jornal Uniso Ciência aborda os impactos da pandemia na ciência

A próxima edição será publicada no domingo (26 de julho), nas versões impressa e digital
Jornal Uniso Ciência aborda os impactos da pandemia na ciência
Coronavírus, causador da pandemia de Covid-19​. Crédito da foto: ShutterStock

A 12ª edição traz uma reportagem especial sobre como a pandemia de Covid-19 afetou também o mundo da ciência, que passou por rápidas e profundas transformações nos últimos meses.

A necessidade de distanciamento social alterou as rotinas de pesquisa, com impactos positivos e negativos, na avaliação dos pesquisadores entrevistados: por um lado, a pandemia trouxe celeridade na publicação de artigos sobre o coronavírus, por outro, paralisou atividades práticas das pesquisas desenvolvidas nos laboratórios.

A reportagem também aborda o aumento da procura por conteúdo científico por parte do público não especializado e o risco de circulação de informação sem base científica.

Com essa nova demanda por informações, uma área que se destacou foi a de Estatística, em função do uso diário de gráficos pelos veículos de comunicação e redes sociais, na tentativa de apresentar previsões sobre a doença.

Leia mais  Vacinação contra a Covid-19 já teve início em quase todo o País

Além do enfrentamento da Covid-19, a 12ª edição do jornal Uniso Ciência aborda outros temas igualmente desafiadores para o planeta: o uso da nanotecnologia na agricultura pode ser um aliado na busca da sustentabilidade diante do aumento populacional e da necessidade de se equilibrar a produção de alimentos e o uso dos recursos naturais.

Uma pesquisa realizada em culturas hidropônicas de alface e tomate, no Núcleo de Estudos Ambientais (Neas) da Uniso, mostrou potencial na busca de uma agricultura mais eficiente e sustentável. Uma experiência de produção de sabão artesanal em comunidades carentes da Bahia que abriu a oportunidade para se promover ações de educação ambiental é o tema de outra reportagem.

O projeto nasceu de uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Biomateriais e Nanotecnologia da Uniso (LaBNUS), no Parque Tecnológico de Sorocaba, e foi aperfeiçoada no Hands On, o programa de empreendedorismo social da Uniso, que tem como objetivo incubar ideias inovadoras para solucionar os 17 Desafios do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia mais  Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para o Brasil nesta sexta

Esta edição poderá ser conferida nas versões impressa e digital, no próximo domingo (26/7). Fique atento!

Sobre o Uniso Ciência

O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica da Universidade de Sorocaba, que visa compartilhar o resultado das pesquisas desenvolvidas na instituição, em especial nos quatro Programas de Pós-Graduação da Instituição: em Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais.
O projeto contempla um jornal, veiculado na edição impressa e digital do Cruzeiro do Sul a cada três meses, um canal on-line, além da revista bilíngue semestral Science@Uniso.

Comentários