Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Um mês depois, concurso da Câmara segue sem desfecho

Desde então, o Legislativo tem analisado uma série de queixas para poder encontrar uma saída

01 de Julho de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Concurso da Câmara tem questões idênticas à prova aplicada no Maranhão
Concurso da Câmara tem questões idênticas à prova aplicada no Maranhão (Crédito: Wilma Antunes)

Um mês depois da aplicação das provas para concurso público da Câmara de Sorocaba, os candidatos ainda buscam uma resposta. O imbróglio em torno do caso começou no dia 30 de maio, um dia após a realização dos exames, quando o Cruzeiro do Sul publicou reportagem que denunciava suposto crime de plágio nas questões de língua portuguesa. Desde então, o Legislativo tem analisado uma série de queixas para poder encontrar uma saída. Por enquanto, aqueles que participaram do concurso continuam na mesma condição que se encontraram há um mês: às escuras.

À reportagem, a Câmara informou que tem cumprido todos os procedimentos legais para garantir a decisão correta “em respeito à legislação e aos candidatos que prestaram o concurso”. Ainda conforme a Casa, o Instituto Avança São Paulo, banca responsável pelas provas, deve elaborar uma nova resposta para o setor de Licitações até a próxima quinta-feira (7). Somente após o posicionamento da empresa é que o Legislativo poderá externar sua decisão. Já a empresa em questão não respondeu os dois últimos questionamentos enviados pelo jornal.

Nas redes sociais, são páginas e páginas de comentários com centenas de perguntas, mas nenhuma resposta. Alguns candidatos dizem se sentir enganados. Outros acham melhor cancelar o concurso e pedem o dinheiro pago na taxa de inscrição de volta. “Acredito que o certo é ter um novo concurso. Quem se sentir lesado, que tenha o dinheiro devolvido. O interessante seria uma outra empresa melhor preparada para realizar esse novo concurso. Vamos ficar de olho!”, opina um internauta.

Entenda o caso

O concurso público da Câmara, realizado em 29 de maio, teve questões idênticas a uma prova aplicada anteriormente, no dia 8 de maio, em Buriticupu, no Maranhão. Inclusive, o gabarito oficial das provas aplicadas na cidade nordestina foi divulgado 10 dias antes da prova feita em Sorocaba.

No dia 6 de junho, a Mesa Diretora da Câmara recebeu uma primeira recomendação da Comissão do Concurso e suspendeu oficialmente o certame por 15 dias. O objetivo era apurar as denúncias sobre a prova e esclarecer mais pontos sobre a repetição de questões de Língua Portuguesa aplicadas nos exames.

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) solicitou, no dia 7 do mês passado, esclarecimentos sobre as denúncias relacionadas ao concurso público. O órgão recebeu 13 representações feitas por candidatos. De acordo com o Legislativo, a resposta foi enviada ao órgão dentro do prazo estipulado. No último dia 21, a suspensão do certame foi prorrogada até a resolução do caso. (Wilma Antunes)