Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ministério Público abre as portas para ficar mais próximo do cidadão

31 de Outubro de 2018 às 23:33

Molineiro foi recebido pelo promotor de Justiça e membro da FUA, Antônio Farto Neto (ao centro) e pelo editor-chefe Romeu-Sérgio Osório. Foto: Erick Pinheiro

O presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Procurador de Justiça e sorocabano, José Oswaldo Molineiro, visitou nesta quarta-feira (31) a redação do jornal Cruzeiro do Sul, no Alto da Boa Vista, em Sorocaba, onde foi entrevistado pelo editor-chefe, Romeu-Sérgio Osório. Molineiro esteve na cidade natal para divulgar a campanha “O MP é Nosso”, que marca os 80 anos de fundação da entidade e pretende mostrar para a população que o órgão é um importante parceiro do povo. “O MP é da sociedade e é uma honra para o promotor ser o ministro do povo. O cidadão deve exercer sua cidadania e ir até o Fórum e pedir para falar com o promotor, que ele será atendido”, destaca.

Assista a essa agradável conversa na TV Web do jornal Cruzeiro do Sul:

https://youtu.be/q72kxC1BQyA

Para o presidente da APMP, a população precisa se conscientizar de que a atuação do MP alcança os mais variados segmentos da atividade humana. Segundo ele, a campanha leva ao cidadão a mensagem de parceria que pode ser exercida em áreas como infância e juventude, idoso, pessoas com deficiência, consumidor, meio ambiente, criminal, cível, família, entre outros. “O MP é do povo e está mais presente na vida do brasileiro do que se possa imaginar. Os promotores são sobretudo profissionais a serviço da população. Temos essa nobre missão de defender a democracia e a garantia dos direitos das pessoas”, afirma Molineiro.

O Procurador também falou sobre o crescimento das atribuições do MP a partir da Constituição Federal de 1988, quando o órgão deixou de atuar somente na área criminal, combatendo o crime organizado. Além disso, ele destacou ainda o importante papel do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em ações de combate à corrupção e ao crime organizado, que nos últimos dois anos recuperou aos cofres públicos R$ 1,77 bilhão. “O Gaeco nasceu na Capital e por iniciativa minha a partir de 2001 se espalhou pelo Estado com 15 regionais na época”, explica.

Molineiro também falou sobre a diferença entre o MP estadual e o federal, esclarecendo que o MPF atua somente em questões relacionadas à União, mas que o trabalho dos promotores, seja estadual ou federal, é praticamente o mesmo. “Temos que preservar o MP, que é um importante instrumento de combate à corrupção no Brasil. Além disso o cidadão precisa exercer sua cidadania e buscar o promotor quando for necessário”, aponta.

Molineiro é bacharel pela Faculdade de Direito de Sorocaba e ingressou no MP em 1982, como Promotor de Justiça substituto de Piracicaba, em seguida foi promovido para a Comarca da capital em 1985, e atuou no Grupo Especial de Atendimento ao Público (GAP) por 12 anos, até a promoção atual.

A campanha “O MP é Nosso” do MP pode ser acessada pelo hotsite (www.apmp.com.br/ompenosso), onde estão peças publicitárias e vídeos de cases sobre a atuação do MP junto à população. Um deles mostra uma ação do MP na região de Sorocaba que em 2012 tinha 2,7 mil pacientes psiquiátricos vivendo em manicômios, sob condições desumanas.

Galeria

Confira a galeria de fotos