Meio ambiente
Terreno usado para descarte de entulho preocupa moradores do Jd. Guarujá
Não há muro nos contornos do terreno, apenas fios de arame servindo como cerca improvisada
Um terreno baldio localizado na avenida Comendador Vicente do Amaral, ao lado de um condomínio, no Jardim Guarujá -- zona oeste de Sorocaba --, está sendo usado para descarte ilegal de entulho. Embora haja placas indicando que é proibido, uma “montanha de lixo” se formou no local. Não há muro nos contornos do terreno, apenas fios de arame servindo como cerca improvisada. O medo dos moradores da região é o alto risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Em Sorocaba, houve uma “explosão” de casos de dengue no ano passado. Segundo dados da Prefeitura, a cidade registrou 4.618 infectados -- aumento de 319,43% em relação a 2022. Apesar dos alertas, muitas pessoas não parecem se conscientizar da necessidade de evitar jogar lixo em locais que podem se transformar em criadouros de Aedes aegypt. A julgar pela quantidade de resíduos acumulados no terreno baldio, o lugar é usado como aterro há muito tempo.
Em nota, a Prefeitura informou que o terreno é particular e que o setor de Fiscalização de Posturas já intimou o proprietário, com prazo legal de 15 dias, para providenciar a devida limpeza e conservação do espaço. Em caso de não cumprimento, será aplicada multa, de acordo com as leis 8.381/2008 (limpeza de terrenos) e 1.602/70 (construção de benfeitorias).
“Uma equipe da Zoonoses, ligada à Secretaria da Saúde (SES), também irá ao local para verificar a situação e prestar todas as orientações aos moradores e providências necessárias para a prevenção e controle de escorpiões e outros animais peçonhentos”, disse a Prefeitura, reforçando, também, que os munícipes em situação semelhante devem acionar a administração pública pelo telefone 156 ou enviar mensagem para o WhatsApp (15) 99129-2426. (Luís Pio - programa de estágio)