Moradores de quatro municípios da Serra gaúcha, atingidos por chuvas intensas, já podem solicitar o saque calamidade do FGTS.A retirada de até R$ 6.220 por conta vinculada está liberada pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores das cidades de Cotiporã, Flores da Cunha, Nova Bassano e Santa Tereza.
O benefício é destinado a quem possui saldo disponível e não realizou movimentação financeira pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor liberado respeita o limite do saldo existente na conta do trabalhador no momento da solicitação digital pelo aplicativo FGTS.
Cronograma e prazos para o saque
As datas limites para o pedido variam conforme o município afetado pelos eventos climáticos. Trabalhadores de Nova Bassano e Santa Tereza devem realizar o procedimento até 4 de novembro.
Enquanto o prazo para Cotiporã encerra em 10 de novembro e para Flores da Cunha vai até 23 de novembro. Todo o processo ocorre de maneira remota, sem necessidade de comparecimento a agências bancárias.
O aplicativo oficial pode ser instalado em celulares com sistemas Android e iOS, onde o usuário seleciona a opção para receber o crédito em conta bancária de sua preferência.
Como realizar a solicitação pelo aplicativo
Após acessar o app com o cadastro, o usuário deve selecionar o campo de saque por calamidade pública e indicar o município. O sistema exige a apresentação de foto de documento oficial de identidade, como RG, CNH ou passaporte, além de uma selfie com o documento visível.
A comprovação de residência é feita por faturas de serviços emitidas até 120 dias antes da decretação oficial da calamidade. Caso o trabalhador não possua tal documento, é possível apresentar declaração do município ou declaração própria com CPF, data de nascimento e endereço completo, sujeitos à verificação da Caixa.
Certidões de casamento ou escrituras de união estável são necessárias se o comprovante estiver em nome do cônjuge. O saque calamidade representa uma medida de suporte financeiro imediato para auxiliar na reconstrução da rotina dos moradores afetados pelos desastres naturais nas regiões contempladas.









