Buscar no Cruzeiro

Buscar

No telão

Telonas terão ‘A mulher rei’ e ‘Avatar’ para a alegria dos cinéfilos

Entre lançamentos ainda estão terror e cinebiografia do empresário brasileiro Eike Batista

22 de Setembro de 2022 às 00:01
Thaís Marcolino [email protected]
Viola Davis protagoniza épico
Viola Davis protagoniza épico "A mulher rei" vivendo chefe de um exército de mulheres (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Os cinéfilos de plantão podem se preparar para a nova grade de estreia nos cinemas sorocabanos porque tem filmes para vários gostos, estilos e com atores que, inclusive, já ganharam a estatueta do Oscar, a maior premiação da categoria cinematográfica em todo o mundo.

Uma das apostas para essa semana é o filme “A mulher rei” que conta com a atuação da atriz norte-americana Viola Davis, vencedora do Oscar em 2017, que também esteve no Brasil neste final de semana para promover o longa-metragem que mostra, entre tantos aspectos, a força da mulher preta. O filme é ambientado no século 19 e mostra as Agojie na unidade de guerreiras composta apenas por mulheres, comandada pela general Nanisca (Viola Davis) que protegiam o reino africano de Dahomey nos anos 1800, com habilidades e uma força diferentes de tudo já visto. Para manterem o objetivo, sempre recrutavam novas mulheres e uma que chama a atenção da Mulher Rei é Nawi, que, disposta a mostrar seu valor, se esforça durante o árduo treinamento.


Longa premiado "Avatar" será relançado nas telonas esta semana - DIVULGAÇÃO
Longa premiado "Avatar" será relançado nas telonas esta semana (crédito: DIVULGAÇÃO)

Outro filme que tem a honra de levantar a estatueta do Oscar é “Avatar”, que em 2010 venceu três categorias do prêmio e arrecadou mais de dois bilhões de dólares, umas das maiores bilheterias da história do cinema mundial. E para quem não teve oportunidade de assistir o filme na época, ou gostou tanto que adoraria rever as criaturas azuis mais uma vez, a chance chegou. Os cinemas reestreiam o longa a partir de hoje (22) e é visto como um esquenta pra continuação, aguardada há mais de 10 anos, que deve chegar em dezembro. A história aborda a vida dos Na’vi, seres que parecem primitivos, mas são altamente evoluídos, moram no incrível mundo de Pandora, que é cheio de riquezas em biodiversidade. Porém o ambiente é tóxico para os seres humanos. É aí que são criados os avatares: corpos biológicos controlados pela mente humana que se movimentam livremente em Pandora. Jake Sully, um ex-fuzileiro naval paralítico, volta a andar através de um avatar e se apaixona por uma Na’vi. Esta paixão leva Jake a lutar pela sobrevivência no mundo Pandora.

Cinebiografia

Quem gosta de filmes que contam a vida de uma pessoa que acompanhamos o desdobramentos, o longa “Eike: tudo ou nada” tem tudo que deseja. A obra conta a história de um dos sete homens mais ricos do mundo, o ex-bilionário brasileiro Eike Batista. O empresário criou a petroleira OGX em 2006 quando a economia brasileiro deslanchava por conta do pré-sal e contrata os melhores homens da Petrobras para participar do leilão do pré-sal. Porém, após uma série de decisões e alianças equivocadas, o império cai de forma tão espetacular como a criação dele. O filme é inspirado no livro da jornalista Malu Gaspar, que relata a vida do Eike Batista, desde a criação do império até a derrocada final.

Terror

Pode até parecer perfeito mas não é. E o filme “Não se preocupe, querida” prova isso. Na década de 50, Alice e Jack vivem tranquilamente junto dos sócios em uma comunidade que o objetivo de mudar o mundo. As mulheres vivem reclusas em casa e fazem as tarefas domésticas enquanto aguardam a chegada dos maridos na residência. Mas, o projeto de comunidade perfeita começa a ser questionado e a vida perfeita de esposa e marido começa a desmoronar quando os segredos aparecerem e as mulheres acabam se suicidando ou desaparecendo. E em meio a tantas descobertas, sair da cidade não será uma tarefa fácil.

E quando eventos assustadores inexplicáveis começam a surgir? É o que vive a médica Rose Cotter no filme “Sorria”, que tem a sua pré-estreia a partir da quarta-feira da semana que vem (28). O longa mostra a vida da médica que, após testemunhar um incidente com um paciente acaba tendo visões não explicáveis dentro do ponto de vista médico e isso a perturba ainda mais. Para conseguir seguir sua vida e sobreviver, apesar dos pensamentos assustadores, ela precisará confrontar o próprio passado e tomar decisões complicadas que a levará para fora dessa realidade horrível.

Cinematerna

Mães, papais e responsáveis acompanhados de seus bebês de até 18 meses podem vivenciar a experiência de ir ao cinema com muita comodidade e conforto. O shopping Iguatemi reservou para a próxima terça-feira (27) uma sessão do filme “Ingresso para o paraíso” às 14h para este público. Os filmes são escolhidos por votação em enquete no cinematerna.org.br, sempre uma semana antes de cada exibição. (Thaís Marcolino)

Galeria

Confira a galeria de fotos