Buscar no Cruzeiro

Buscar

O que é VPN e porque usar

19 de Fevereiro de 2020 às 16:07

Se a proteção de seus dados é uma preocupação constante para você, ou se você precisa fazer o acesso remoto a documentos e outros recursos disponíveis somente na rede de computadores em seu trabalho, o uso de um VPN é uma das principais alternativas para aumentar a sua segurança na internet e permitir que você navegue de forma maleável.

Já parece ótimo, certo? Mas fica melhor, já que essas não são as únicas funções que essa versátil ferramenta oferece.

Se você ainda não sabe como funciona, nem o que faz, confira o que é VPN e descubra as principais alternativas de usar um em seus dispositivos com acesso à internet:

O que é VPN e o que significa?

VPN significa “Virtual Private Network” (Rede Privada Virtual, em português) e é uma ferramenta que torna a sua navegação anônima, oferecendo mais segurança e privacidade aos seus dados. Pode ser instalado em computadores e diversos dispositivos móveis usados para navegar online.

Como funciona o VPN

O VPN cria uma rede privada criada dentro da própria internet, conectando você sozinho a um servidor de forma criptografada. No processo, seu IP é mascarado e apontará para outra localidade, protegendo a sua localização e seus dados.

Porque usar um VPN

Para cada perfil de utilização da internet, existe uma vantagem que usar VPN pode oferecer. Confira as principais:

- Por criar uma rede privada para a sua navegação, a chance de ser hackeado diminui bastante com um VPN.

- Com um VPN, você pode acessar conteúdos de serviços de streaming que estão bloqueados para o país em que você mora ou está visitando.

- Suas pesquisas feitas no Google, Bing ou similares estarão protegidas.

- Acessar redes públicas costuma oferecer um grande risco, por expor seu dispositivo a hackers e malwares. No entanto, com um dos melhores VPNs do mercado, seus riscos diminuirão e muito.

- O VPN irá impedir que seus dados sejam utilizados para o envio de publicidade baseada em seus hábitos de consumo e navegação, te protegendo de anúncios que poderiam te incentivar a fazer compras.

- Se você costuma baixar ou transmitir Torrents, o VPN faz com que seu endereço IP verdadeiro fique escondido.

Como escolher o melhor VPN

O VPNOverview explica com maior profundidade o que é VPN, além de trazer mais informações sobre os melhores provedores de VPN do mercado. Vale a pena conferir caso você queira se aprofundar no assunto e navegar com proteção, usando essa poderosa ferramenta.