Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Refletir e agir a partir do brincar: uma proposta intercultural

Pesquisadoras da Uniso visitam escola estadunidense e discutem estratégias para repensar a educação a partir de atividades engajadas: "nossa proposta é de desencapsulação curricular. Pelo brincar, a gente vai propor novas formas de entender os currículos, para além dos conteúdos"

09 de Dezembro de 2025 às 08:39
.
. (Crédito: Victor Bertrand - Adobe Stock)

Um grupo de cem professores se reúne para receber convidados estrangeiros, vindos de um país do sul do continente. A proposta dos forasteiros parece um tanto inusitada, afinal docentes são pessoas adultas desabituadas a brincar, especialmente entre si. Foi dessa forma que a equipe de pesquisadores do Researchers in Intercultural Actions (RIA), grupo de pesquisa liderado por Daniela Aparecida Vendramini Zanella, encontrou os professores da Brooklyn New School (BNS) em junho de 2024.

A professora Vendramini-Zanella é coordenadora do curso de Letras Português e Inglês da Universidade de Sorocaba (Uniso), onde atua há 25 anos. Ela conta que o RIA é um grupo emergente de um espaço de pesquisa consolidado, o Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (Lace) do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). “A nossa orientadora disse, vocês todos já têm pós-doutorado, já podem começar a produzir by yourselves.” A orientadora a quem Vendramini-Zanella se refere é a professora Fernanda Coelho Liberali, líder do Lace e docente permanente dos PPGs em Educação e em Linguística Aplicada da PUC-SP. Liberali orientou o doutorado e supervisionou o estágio pós-doutoral de Vendramini-Zanella, bem como acompanhou parte dos demais pesquisadores do RIA em diferentes etapas de formação. Ao perceber que o pequeno grupo já tinha condições de caminhar com autonomia, Liberali fez a provocação que resultou não apenas em um novo grupo registrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), como também possibilitou a proposição de um projeto de pesquisa que recebeu fomento do próprio CNPq.

Para ler a íntegra da reportagem, acesse: https://abrir.link/zenEg 

Texto: Mara Rovida