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Pesquisa acadêmica

Lesson Study, a revolução silenciosa no ensino da Matemática: docente da Uniso é responsável por projeto de pesquisa financiado pela Fapesp

Originado no Japão, o LESSON STUDY — tradução do japonês jugyou kenkyuu — é um método colaborativo de aperfeiçoamento das práticas de ensino

30 de Setembro de 2025 às 09:48
Da esquerda para a direita, as participantes do projeto: Patricia Moreno, Juliana H. Vianna, Carolina Zenero, Ana L. Losano, Bruna C. Amaral e Joana D’Arc de Almeida
Da esquerda para a direita, as participantes do projeto: Patricia Moreno, Juliana H. Vianna, Carolina Zenero, Ana L. Losano, Bruna C. Amaral e Joana D’Arc de Almeida (Crédito: Fernando Rezende)

O que faz com que os estudantes japoneses se destaquem nas avaliações internacionais de matemática? Parte da resposta pode estar em um processo formativo centenário: o Lesson Study. Este é o tema do projeto de pesquisa “Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática mediante interlocução colaborativa e investigativa universidade-escola”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no âmbito do Programa de Pesquisa em Educação Básica (PROEDUCA), edição 2022, que tem como pesquisadora responsável a professora doutora Ana Leticia Losano, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Originado no Japão, o LESSON STUDY — tradução do japonês jugyou kenkyuu — é um método colaborativo de aperfeiçoamento das práticas de ensino. Funcionando em ciclos, o processo começa quando um grupo de professores escolhe um tema desafiador, desenvolve uma aula detalhada e, em seguida, observa sua execução. Após a aula, o grupo se reúne para refletir e fazer ajustes, criando versões cada vez mais aprimoradas. “No Japão, o Lesson Study faz parte da cultura escolar e do sistema educacional e se apoia na ideia de, gradativamente, ir criando maneiras de ensino centradas na atividade de aluno”, destaca a pesquisadora responsável.

Embora seja amplamente adotado no Japão, foi apenas nos anos 1990 que o Lesson Study começou a chamar atenção no Ocidente, graças a estudos comparativos entre os sistemas de ensino japonês, americano e alemão. Desde então, países como Estados Unidos, Dinamarca e Noruega começaram a implementar esse processo, e na América Latina, Chile e Colômbia são exemplos de pioneiros. A professora Losano destaca, entretanto, que “no Brasil, as primeiras iniciativas na área do ensino da matemática começaram a acontecer no início dos anos 2000. Contudo, esse processo de ‘importar’ o Lesson Study não é fácil, visto que existem diferenças culturais e institucionais muito marcantes entre o Japão e, por exemplo, o Brasil”.

Para ler a íntegra da reportagem, acesse: https://abrir.link/MMnIO 

Texto: Édison Trombeta