Iniciativa acadêmica
Uniso desenvolve estudos sobre medicamentos para o SUS
Pesquisadores analisam evidências científicas e impacto orçamentário, emitindo pareceres que podem auxiliar o Ministério da Saúde na inclusão ou exclusão de medicamentos
Dez estudos sobre diversos tipos de medicamentos, como de tratamento da asma, diabetes e tuberculose, foram concluídos após análises criteriosas desenvolvidas por um grupo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Uniso (PPGCF-Uniso), integrantes do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS-Uniso). Os estudos resultam de uma parceria da Universidade com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde (MS).
Com papel estratégico dentro da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats), vinculada ao Ministério da Saúde, os NATS produzem pesquisas e ações de capacitação técnica, com o objetivo de fortalecer o uso de evidências científicas para o aprimoramento de práticas clínicas e gestão em saúde.
De acordo com a Rebrats, na área de gestão hospitalar, os Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) auxiliam “na tomada de decisões quanto à inclusão de novas tecnologias, à avaliação de tecnologias difundidas e ao uso racional de medicamentos”.
A Uniso é uma das 130 instituições credenciadas pela Rebrats e criou, em 2018, o NATS-Uniso como um núcleo de pesquisa dentro do PPGCF. Dele fazem parte os professores pesquisadores Cristiane de Cássia Bergamaschi, Juliana Machado Rugolo, Luciane Cruz Lopes e Silvio Barberato Filho, coordenador do Núcleo. Todos eles estão vinculados à linha de pesquisa “Uso Racional de Medicamentos”, dedicada à produção de conhecimento na área farmacêutica.
Para ler a íntegra da reportagem, acesse: https://abrir.link/PrRVo
Texto: Rafael Filho