Tecnologia
Egressa da Uniso pesquisa possibilidades de reduzir incompatibilidade de softwares na engenharia civil
O gerenciamento do ciclo de vida do projeto se torna mais fácil e organizado com o uso do BIM, a Modelagem de Informação da Construção
Você já recebeu um arquivo no seu computador em algum formato que não conseguia abrir? Ou que até abria, mas de maneira desconfigurada? Muitas vezes, problemas como esses atrasam o trabalho ou atrapalham a comunicação. Se todos os arquivos fossem de um formato padrão, que funcionasse em qualquer software, provavelmente isso raramente aconteceria.
Agora pense nisso em uma escala muito grande, como a construção de um prédio com 30 andares, para cuja concretização são necessários profissionais como engenheiros, arquitetos, construtoras e incorporadoras. Neste contexto, qualquer erro de cálculo ou pequena desconfiguração pode gerar grandes problemas.
Foi pensando em problemas como este, mas na área da construção, que Maiara Roberta da Silva Maximo desenvolveu sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais da Universidade de Sorocaba (Uniso). O trabalho, intitulado “Building Information Model (BIM): uma proposta para interoperabilidade entre softwares disponíveis no mercado brasileiro”, se baseou no conceito de BIM (que pode ser traduzido como Modelagem de Informação da Construção, em português) para essa otimização.
Para ler a íntegra da reportagem, acesse: https://abrir.link/JjFSZ
Texto: Édison Trombeta