Desenvolvimento
Um olhar sobre a inovação em Sorocaba
O papel do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Sorocaba-SP é tema de pesquisa
Saúde, política cultural, esporte e lazer, educação, habitação e assistência social. Uma série de assuntos é tratada nas gestões públicas por meio dos conselhos municipais e estaduais, por exemplo, que são órgãos de tomada de decisões que servem como intermediação entre Estado e sociedade. A intenção é, além de cumprir os requisitos constitucionais, possibilitar às administrações o desenvolvimento de ideias e melhoria na dinâmica das políticas públicas com a colaboração da sociedade.
Com essa pauta, Gabriele Katherine Bazzo Boves pesquisou, no Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais da Uniso, a contribuição do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) no desenvolvimento recente do município de Sorocaba. A dissertação, defendida em 2021, foi orientada pelo professor doutor Daniel Bertoli Gonçalves.
O trabalho analisou a história da ciência, da tecnologia e da inovação na cidade, para avançar para a análise de leis, decretos e atas relativas ao assunto. Tudo isso, de acordo com Boves em sua dissertação, para “discutir como tais ações têm se relacionado com a proposta da formação de um ambiente de inovação no município”.
Foi possível perceber, pela pesquisa, que o CMCTI atingiu seu objetivo, o “de promover a inovação no município utilizando diversos debates, discussões, análises para encontrar soluções sobre a dificuldade da difusão da ciência, tecnologia e inovação, assim como ações realizadas como a elaboração de projetos, mesas-redondas, palestras e a criação da plataforma do Mapa da Inovação”, destaca a autora da pesquisa.
A agora mestra conta que a ideia da pesquisa foi dada pelo próprio orientador, que, “à época, já fazia parte do conselho e viu a necessidade de levantar a sua história e de analisar a importância e o impacto para o município. Assim que ele me apresentou a ideia e começamos a trabalhar na dissertação, passei a levantar os dados sobre as atividades que o conselho desenvolveu, suas parcerias, como o parque tecnológico, eventos que participou, entre outros”, destaca.
Para além da própria dissertação, que você pode acessar por meio das formas disponibilizadas nesta matéria, houve uma produção derivada: um relatório técnico descrevendo o histórico do Conselho, algumas das suas principais ações e até mesmo informações sobre o Mapa da Inovação. “Este relatório foi destacado entre os principais produtos tecnológicos do Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais em 2020/21, devido ao seu potencial de promover impacto social”, destaca o orientador do trabalho, professor Daniel Bertoli Gonçalves.
O orientador do trabalho também destaca o pioneirismo e a relevância da pesquisa. “Ela promoveu um grande debate entre os conselheiros sobre o trabalho de planejamento que havia sido realizado, pois questionou a percepção de cada um sobre seus resultados, levando-os a um maior engajamento com as ações propostas dentro do conselho”, conta ele.
Os resultados da dissertação reiteram a importância do conselho na cidade. Segundo o trabalho de Boves, “por meio da articulação dos diferentes atores sociais e de um bom
trabalho de planejamento, [o CMCTI] tem se tornado um impulsionador para a construção do ecossistema de inovação do município de Sorocaba-SP”.
O acesso a esse material é também aberto e gratuito. Se você se interessou pelo assunto, acesse por meio deste link
Com base na dissertação “O papel do conselho municipal de ciência, tecnologia e inovação no desenvolvimento recente do município de Sorocaba-SP”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (Uniso), com orientação do professor doutor Daniel Bertoli Gonçalves e aprovada em 12 de fevereiro de 2021. Acesse.
Texto: Edison Trombeta
Galeria
Confira a galeria de fotos