Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pesquisadora analisa setor moveleiro e propõe modelo de negócios

O conceito de Ecodesign e Economia Circular

03 de Março de 2022 às 12:01
Reúso de matéria-prima e redução de custos estão entre as vantagens
Reúso de matéria-prima e redução de custos estão entre as vantagens (Crédito: Syda Productions / Adobe Stock )

Ideias criativas, design inovador, baixo custo de produção, produtos acessíveis ao consumidor final e oportunidade de abertura de novos negócios. Essas foram vantagens identificadas em um modelo de negócio apresentado na pesquisa “Uma proposta para aplicação do conceito de Ecodesign e Economia Circular na indústria moveleira”, que, como o nome já diz, teve como base o Ecodesign e a Economia Circular. A pesquisa foi feita pela designer de interiores Marcela Lopes Mendes, que teve como proposta apresentar uma alternativa para as indústrias moveleiras que diminuam o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto das sobras de chapa de madeira.

A designer de interiores Marcela Lopes Mendes, autora de pesquisa - Paulo Ribeiro / Arquivo-Uniso
A designer de interiores Marcela Lopes Mendes, autora de pesquisa (crédito: Paulo Ribeiro / Arquivo-Uniso)

Para fazer o estudo e elaborar um Guia de Estruturação de Negócio, a pesquisadora foi a campo, visitou empresas de pequeno e médio porte do setor e aplicou questionário a empresas mais restritas, que não permitiram uma visita técnica em suas dependências. Os dados obtidos são de cinco empresas do setor moveleiro do Sul e Sudeste do País. O objetivo foi analisar a viabilidade de replicação e implementação do conceito de reaproveitamento da sobra de matéria-prima do setor moveleiro por empresas do mesmo setor.

“As indústrias moveleiras há décadas estão em desenvolvimento crescente no Brasil, através de processo de extração da madeira por meio da silvicultura (conceito no pé da matéria) e a produção dos painéis em Fibras de Média Densidade (em inglês Medium Density Fiberboard) e Partículas de Média Densidade (em inglês Medium Density Partibleboard)”, conhecidos popularmente no mercado brasileiro como MDF e MDP. “O custo da produção de móveis ficou mais acessível, justificando a tendência gradativa. O aumento do consumo consequentemente gera o aumento de resíduos. As indústrias moveleiras no Brasil em sua maioria são de pequeno e médio porte, muitas têm estrutura familiar e/ou processos pouco industrializados e com poucas informações sobre métodos sustentáveis de direcionar os resíduos”, diz Mendes.

Para mostrar novas formas de produção a empresas do setor moveleiro, Mendes se baseou nos conceitos de Ecodesign e Economia Circular. “O Ecodesign é o pensar diferente, é estudar formas, materiais, cores, projetar, prototipar, criar, obter resultados e analisar. Refazer esse ciclo quantas vezes for necessário corrigindo os erros antes mesmo do projeto criar vida e se tornar um produto, sistema, serviço ou processo”, explica. Por sua vez, o conceito de Economia Circular se respalda no conceito dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. “Reduzir é ter produtos e processos já projetados para consumir a menor quantidade possível de recursos naturais. Por sua vez, o reuso é considerado o processo de retorno ao estado normal em outro momento, seja de um produto inteiro ou de partes de um produto, de seus componentes. Por fim, a reciclagem é a reintrodução no ciclo produtivo de determinados materiais que comumente seriam descartados. O aproveitamento desses materiais pode originar uma nova cadeia produtiva de novos produtos.”

A designer de interiores diz que a economia circular é sem dúvida o melhor modelo de desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente e saúde humana visto até hoje. Segundo ela, o relatório The Circularity Gap Report, realizado pela Circle Economy em 2015, mostra que somente 9% da economia global é circular que representa menos de 10% das 92,8 bilhões de toneladas de recursos naturais que são explorados e que para mudar essa realidade é preciso o comprometimento de empresas, fabricantes, consumidores e governos buscando o desenvolvimento sustentável e melhorias para as próximas gerações.

A visita técnica e a resposta aos questionários evidenciaram vários dados à pesquisadora, como o fato de as empresas usarem maquinário e softwares padronizados, o que possibilita uma catalogação sistêmica entre as empresas para o uso de sobras do MDF. “Os dados também apresentam que a sobra de MDF é um dos principais resíduos nas indústrias apresentados pelas cinco empresas, mostrando a necessidade de tomada de ação efetiva para diminuição dos resíduos a serem descartados. A destinação do resíduo é bem diferente entre as empresas, visto que as mais estruturadas têm acordos com empresas de coleta de resíduos ou fabricantes, possibilitando que os materiais sejam destinados à incineração; enquanto a empresa menor utiliza container (caçamba) de construção civil com custo próprio, destinado para aterro autorizado pela prefeitura local.”

Mendes conclui que “a partir dos resultados coletados, considera-se a hipótese que é possível aplicar um modelo de negócio às empresas para reutilização das sobras de MDF com o propósito de diminuir o impacto ambiental sem prejudicar o desenvolvimento industrial”.

A partir do estudo, a pesquisadora propõe um modelo de negócio para o setor em que haja parceria entre a indústria, o designer que cria um novo negócio e o cliente. A indústria dilui seus custos ao vender suas sobras ao designer, que irá usar matéria-prima sem custo, uma vez que a chapa já foi paga integralmente pelo cliente consumidor do primeiro produto. Isso faz com que os custos do designer sejam 50% menores, o que possibilita novos negócios. Por fim, o cliente tem produtos de qualidade e baixo custo, além de proporcionar um consumo consciente, com redução de descartes no meio ambiente.

Guia de Estruturação de Negócios

Guia de Estruturação de Negócio Ecodesign - Divulgação
Guia de Estruturação de Negócio Ecodesign (crédito: Divulgação)

Com a preocupação de que sua pesquisa não ficasse só no campo teórico, a pesquisadora desenvolveu um Guia de Estruturação de Negócio Ecodesign voltado para as indústrias, designers, sociedade e meio ambiente. O Guia que tem como finalidade apoiar na formação de negócios por meio da aplicação de conceito de Ecodesign e Economia circular. Como ferramenta, o Guia de Estruturação de Negócios Ecodesign apresenta os principais tópicos para estruturação deste modelo de negócio, permitindo ser adaptado de acordo com as particularidades de cada empresa, seja incluindo ou alterando algum item, de forma simples, para que seja de fácil compreensão e aplicação, mesmo para as indústrias com menos recursos. O guia está dividido em cinco categorias macro: sistema, estrutura, produção, financeiro e projeto, que formam a base principal da estrutura. Um quadro com o Detalhamento das Estruturas de Negócio pode ser encontrado na própria dissertação.

SILVICULTURA - Ciência que se dedica ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais e que compreende o estudo botânico das espécies, além da identificação, caracterização e prescrição da utilização das madeiras. (Oxford Languages and Google)

Com base na dissertação “Uma proposta para aplicação do conceito de Ecodesign e Economia Circular na indústria moveleira”, do Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais da Universidade de Sorocaba (Uniso), com orientação do professor doutor Daniel Bertoli Gonçalves e aprovada em 7 de agosto de 2020.

Texto: Marcel Stefano

Galeria

Confira a galeria de fotos