Buscar no Cruzeiro

Educação

Pesquisadores da Uniso estão entre os mais influentes da América Latina

Na região, Universidade tem o maior número de citados em ranking

05 de Novembro de 2021 às 12:32
Cruzeiro do Sul [email protected]
Novo ranking de produtividade de cientistas e universidades "AD Scientific Index 2021 – Versão 1".
Novo ranking de produtividade de cientistas e universidades (Crédito: Paulo Ribeiro (Arquivo/Uniso), Fernando Rezende (Labcom/Uniso), Divulgação)

Oito professores pesquisadores da Uniso estão entre os melhores cientistas da América Latina, de acordo com o novo ranking de produtividade de cientistas e universidades “AD Scientific Index 2021 – Versão 1”.

Das 453 universidades ranqueadas, a Uniso ocupa a 78ª posição no Brasil, 132ª na América Latina, e é a instituição com maior número de pesquisadores citados na Região Metropolitana de Sorocaba: dos dez listados, oito são da Universidade.

Conforme explica o professor José Martins de Oliveira Júnior, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação da Uniso, que também aparece no ranking, com a implantação de novos programas de mestrado e doutorado nos últimos anos, a Uniso deu um salto no número de artigos científicos publicados e na qualidade destas publicações. “O ranking vem comprovar a relevância da pesquisa feita na Uniso atualmente, nos colocando em uma posição de destaque”, enfatiza.

Ao contrário de outros índices que fornecem avaliações de periódicos e universidades, o Index AD é um sistema de classificação e análise com base no desempenho científico e no valor agregado da produtividade de cada cientista.

O ranqueamento também se diferencia por considerar as publicações dos últimos cinco anos conforme três parâmetros: índice i10-index (número de publicações com 10 citações, no mínimo), índice h-index (quantifica a produtividade e o impacto de cientistas a partir de seus artigos mais citados) e de citações no Google Scholar. Outra novidade dessa pesquisa é a classificação individual dos cientistas em 12 campos científicos.

Denominado Alper-Doger Scientific Index, o AD Scientific Index 2021 tem as iniciais dos professores Alper Murat e Doger Cihan, que criaram o ranking por meio de uma organização independente. A pesquisa é atualizada periodicamente, conforme nove parâmetros. Participaram 11.940 instituições de 195 países de 11 regiões no mundo. Acesso em: www.adscientificindex.com.

Conheça os pesquisadores da Uniso

Prof. Dr. Fábio Márcio Squina

Classificação: 1º Uniso | 2.608º Brasil | 3.325º América Latina | 100.438º Mundo
Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Processos Tecnológicos e Ambientais
Área: Biotecnologia | Enzimas | Metagenômica

Dentre suas publicações, o professor destaca o artigo que teve impacto midiático a partir da divulgação no Green Chemistry, jornal internacional que apresenta pesquisas inovadoras. Esse trabalho aborda o sistema desenvolvido de biodegradação-biotransformação de resíduos de biomassa vegetal para a produção de produtos químicos finos de alto valor, oferecendo potencial de agregar valor aos resíduos agroindustriais.

Profa. Dra. Renata de Lima

Classificação: 2º Uniso | 3.279º Brasil | 4.205º América Latina | 117.376º Mundo
Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Farmacêuticas e em Processos Tecnológicos e Ambientais
Área: Ciências Naturais / Ciências Biológicas

O artigo mais popular no ranking “Nanotoxicidade do grafeno e óxido de grafeno” traz uma revisão, realizada por um grupo de estudos do qual a professora fez parte no início de suas pesquisas, sobre o nanomaterial de grafeno, que possui muitas aplicações e características relevantes. Atualmente, ela pesquisa o desenvolvimento de nanopartículas metálicas biogênicas, que são materiais muito pequenos (escala nano) feitos a partir de metabólitos de plantas, fungos e bactérias. Esses materiais podem ser utilizados em diferentes áreas, como no caso dessa pesquisa, na área agrícola para controle de pragas, germinação de sementes e crescimento de plantas.

Prof. Dr. Victor Manuel Cardoso Figueiredo Balcão

Classificação: 3º Uniso | 3.877º Brasil | 4.994º América Latina | 132.449º Mundo
Área: Estabilização estrutural e funcional de entidades proteicas

Grande parte dos trabalhos do professor faz interface com tópicos de pesquisa de engenharia de bioprocessos e biotecnologia. Seus artigos mais populares tratam da imobilização/estabilização de entidades proteicas, especialmente enzimas e bacteriófagos, visando à manutenção da sua estrutura e função por longos períodos de tempo, para aplicações biofarmacêuticas e alimentícias.

Prof. Dr. José Martins de Oliveira Junior

Classificação: 4º Uniso | 4.912º Brasil | 6.329º América Latina | 155.773º Mundo
Área: Ciências Naturais / Física

O professor atua na área de Física Nuclear e Física das Radiações (estudos envolvendo aplicações dos Raios-X e Raios-Gama). Um de seus trabalhos mais importantes, intitulado “Medida do Estado Fundamental do Núcleo de Nitrogênio 11”, foi desenvolvido no Laboratório de Física Nuclear Aplicada da Uniso (Lafinau), junto com pesquisadores da USP, sob a sua coordenação, sobre a descoberta de novos isótopos do elemento químico Nitrogênio, contribuindo com os estudos da Astrofísica.

Profa. Dra. Denise Grotto

Classificação: 5º Uniso | 5.518º Brasil | 7.127º América Latina | 169.928º Mundo
Área: Toxicologia / Estresse Oxidativo / Bioquímica

Suas pesquisas têm como abordagem a contaminação ambiental por poluentes como metais, e os danos que a intoxicação pode gerar ao sistema antioxidante dos seres vivos. Fruto da dissertação de Mestrado, seu artigo mais popular no ranking “Importância dos biomarcadores de peroxidação lipídica e aspectos metodológicos para quantificação do malondialdeído” trata dos aspectos metodológicos para quantificar os danos em lipídeos, a partir de uma superprodução de radicais livres no corpo.

Prof. Dr. Marco Vinícius Chaud

Classificação: 6º Uniso | 6.028º Brasil | 7.799º América Latina | 180.850º Mundo
Área: Engenharia e Tecnologia / Biomateriais e Engenharia de Tecidos

Entre os artigos de pesquisa mais citados ao longo da carreira destacam-se as publicações para prevenção e tratamento de anemia ferropriva e esquistossomose, ambas doenças negligenciadas. Nos últimos cinco anos de que trata o ranking publicado, destacam-se publicações relacionadas a Sistemas para Recuperação Funcional de Tecido Cardíaco e Mucosal e Sistemas Nanoparticulados Alvo-específico e Estímulo-Responsivo para liberação de fármacos e outros compostos bioativos, os quais tornam os medicamentos tradicionais (ou convencionais) mais eficazes e seguros.

Prof. Dr. Marcos Antonio dos Santos Reigota

Classificação: 7º Uniso | 6.429º Brasil | 8.343º América Latina | 188.624º Mundo
Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação
Área: Educação / Educação Ambiental / Estudos Culturais / Pedagogia Freireana

“O que é educação ambiental”, artigo mais popular no ranking, é o pequeno livro do professor Reigota que faz parte da coleção “Primeiros Passos”, da editora brasiliense. A obra teve sua primeira edição em 1994, resultado de sua tese de doutorado defendida na Universidade Católica de Louvain-la-Neuve, na Bélgica. Atualmente, o professor está pesquisando a influência da pedagogia freireana na nova geração de pesquisadores e pesquisadoras da educação ambiental.

Prof. Dr. Marcus Tolentino Silva

Classificação: 8º Uniso | 6.772º Brasil | 8.826º América Latina | 196.655º Mundo
Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Farmacêuticas
Área: Ciências Médicas e da Saúde / Epidemiologia e Saúde Pública

O artigo mais popular no ranking “Prevalência de morbidade por depressão entre adultos brasileiros: uma revisão sistemática e meta-análise” é uma revisão sistemática sobre a prevalência de depressão no Brasil, que reúne todos os inquéritos populacionais realizados no Brasil que aplicaram algum instrumento validado para detectar a presença de sintomas depressivos na população adulta. Nos últimos anos, o professor tem trabalhado com a área de epidemiologia, com ênfase na avaliação de tecnologias em saúde.