Buscar no Cruzeiro

Buscar

Água

Crise hídrica é tema da nova edição do Uniso Ciência

Jornal será publicado no dia 31 de outubro nas versões impressa e online do Cruzeiro do Sul

29 de Outubro de 2021 às 16:44
Cruzeiro do Sul [email protected]
Represa de Itupararanga
Represa de Itupararanga (Crédito: Adobe Stock)

Esta edição do jornal Uniso Ciência traz uma reportagem sobre um assunto de extrema importância: a diminuição das chuvas no Sudeste brasileiro e as consequências diretas no volume da represa de Itupararanga, principal fonte de abastecimento de água para Sorocaba e municípios da região.

Especialistas em meio ambiente da Uniso explicam quais são os fenômenos que desencadeiam essa crise hídrica, que vem acompanhada de um aumento das temperaturas na região.

Parte do problema pode estar relacionada às mudanças climáticas, outra questão que exige a adoção de novas práticas quanto ao uso dos recursos do planeta. Os dados, atualizados no primeiro semestre de 2021, indicam uma diminuição recorrente na quantidade média de chuva, que não é compensada mesmo nos anos em que chove mais.

Apesar do gerenciamento emergencial da vazão da represa, a reportagem mostra a necessidade de ações de médio e de longo prazo para a manutenção da quantidade e da qualidade dessa água.

Nesse sentido, a Uniso também tem implantado ações para reduzir o impacto ambiental no seu dia a dia e atuar de forma cada vez mais sustentável, o que lhe possibilitou estar entre as 38 universidades brasileiras participantes da edição de 2020 do UI GreenMetric World University Rankings Network, um ranking mundial para avaliar as ações ambientais desenvolvidas pelas universidades.

Para participar da rede, as instituições de ensino compartilham dados referentes às suas ações voltadas à sustentabilidade, que são agrupados em seis categorias e analisados por um time interdisciplinar. Na Universidade, essa causa está estruturada em várias frentes de ação, com projetos de preservação da biodiversidade, uso de energia limpa, gestão de recursos hídricos e mobilidade, dentre outras iniciativas.

Confira aqui a edição completa do jornal: http://banca.maven.com.br/pub/cruzeirodosul/?numero=36817&code=1635513371298