Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ciência

Uniso inaugura Usina de Energia Solar

A ideia é que, futuramente, toda a Universidade utilize energia de fontes renováveis próprias

07 de Outubro de 2021 às 09:00
Inauguração da Usina de Energia Solar no dia 28 de setembro.
Inauguração da Usina de Energia Solar no dia 28 de setembro. (Crédito: Fernando Rezende/Labcom-Uniso )

Primeiro passo rumo à autonomia energética, a Uniso inaugurou sua Usina de Energia Solar, que contempla duas estações instaladas na Cidade Universitária.

A primeira das plantas, composta por 364 módulos de placas solares, está localizada em uma área de 1.000 m² sobre o telhado do Apoio 4 — o prédio em que funciona a Clínica Universitária do curso de Odontologia.

A segunda conta com 56 módulos que estão no nível do solo no estacionamento do Bloco E, ao lado da pedra fundamental da Cidade Universitária, conforme lembrou o professor Aldo Vannucchi, idealizador da Uniso, durante o evento de inauguração, realizado no dia 28 de setembro.

O Reitor, professor Rogério Augusto Profeta, fez a abertura da inauguração, ao lado dos professores Fernando de Sá Del Fiol, Pró-Reitor de Graduação e Assuntos Estudantis; e José Martins de Oliveira Júnior, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação.

As obras foram finalizadas em dezembro, sob a coordenação dos engenheiros Wanderlei de Jesus Pegoretti e Dawilson Menna Junior.

O Reitor da Uniso, professor Rogério Augusto Profeta, e o engenheiro Dawilson Menna Junior, em visita à primeira planta fotovoltaica da Uniso.   - Paulo Ribeiro/Arquivo-Uniso
O Reitor da Uniso, professor Rogério Augusto Profeta, e o engenheiro Dawilson Menna Junior, em visita à primeira planta fotovoltaica da Uniso. (crédito: Paulo Ribeiro/Arquivo-Uniso)

Juntas, as estações somam uma capacidade de cerca de 190MWh (megawatts-hora) por ano, gerando 132 kWp, o que equivale a uma economia anual de cerca de 10% em relação ao que consome o câmpus.?Essa energia seria suficiente para manter em funcionamento 3.600 lâmpadas LED de 18W durante 8 horas diárias, 70 residências de 50 m2, 275 geladeiras do tipo frost-free durante 365 dias, ou 66 aparelhos de ar condicionado de 12.000 BTUs ligados durante sete horas diárias também pelo período de um ano.

Desde junho de 2020, toda a energia elétrica consumida pela Uniso vem sendo adquirida de uma empresa particular participante do Mercado Livre de Energia — como é chamado o ambiente de negociação em que o consumidor pode optar diretamente por um ou outro fornecedor de energia elétrica. Essa energia é gerada a partir de fontes renováveis e hoje representa uma economia de cerca de 30% em relação ao que custaria por meio do fornecimento regular.

“A ideia é que, futuramente, toda a Universidade utilize energia de fontes renováveis próprias, minimizando e eventualmente até excluindo o uso de qualquer energia comprada externamente. Há uma razão financeira por trás disso, uma vez que existe uma necessidade premente de reduzir custos, mas há também uma mensagem institucional de orientação de todas as nossas ações para a sustentabilidade. É por isso, adicionalmente, que muitas das placas fotovoltaicas foram instaladas no nível do chão, para que possam ser utilizadas em aula e visitadas pelos estudantes, especialmente dos cursos de Engenharia”, afirma o professor doutor Rogério Augusto Profeta, Reitor da Uniso.

Confira a reportagem completa: https://uniso.br/unisociencia/r7/energia-solar.pdf

Galeria

Confira a galeria de fotos