Buscar no Cruzeiro

Buscar

Doutorando na Uniso é contemplado com bolsa de pesquisa no exterior

Doutorando desenvolve pesquisa sobre comunidades digitais

02 de Julho de 2021 às 06:00
Andre participou de processo seletivo longo e disputado
Andre participou de processo seletivo longo e disputado (Crédito: Arquivo Pessoal)

O doutorando em Comunicação e Cultura na Uniso, Andre Luis dos Santos, foi contemplado com uma bolsa doutorado-sanduíche na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação.

Andre participou de um processo seletivo longo e disputado, que durou cerca de oito meses e concedeu 650 bolsas de estudo no País.

O doutorando passará seis meses, de setembro a fevereiro próximos, trabalhando na pesquisa “As ideias de comunidade e agapismo e suas implicações na relação semiótica/teoria de comunicação”, com o apoio de sua orientadora na Uniso, professora Maria Ogécia Drigo, e do orientador estrangeiro, professor André De Tienne, da Universidade de Indiana.

Como estudioso das comunidades digitais, tendo como referência o lógico americano Charles S. Peirce, Andre não poderia ter escolhido melhor instituição para intercâmbio. A Universidade de Indiana é sede do Peirce Edition Project (PEP), que se dedica a organizar, estudar, editorar e publicar os estudos desse grande cientista.

Conforme detalha o doutorando, o cronograma contempla estudar uma parte dos manuscritos de Pierce, ter acesso ao material inédito e ao conhecimento dos especialistas que ali estão, trazendo ao Brasil para que outros estudiosos possam usá-los em suas pesquisas. A ideia é aprofundar, principalmente, os conceitos sobre comunidades, tema de sua pesquisa desde a Graduação.

Essa bolsa oferecida pela Capes é um incentivo que visa internacionalizar a ciência brasileira. Andre receberá todo o suporte, como transporte, auxílio moradia, as taxas da universidade e uma ajuda de custo para dedicação total ao projeto.

Trajetória na Uniso

Andre Luis dos Santos é aluno da Uniso desde a Graduação. Ele iniciou no curso de Jornalismo em fevereiro de 2010, quando nem tinha completado 18 anos. Nesse período, ele já demonstrava interesse pela pesquisa: ingressou no Programa de Iniciação Científica da Uniso, sendo reconhecido em várias atividades acadêmicas.

Andre seguiu os estudos no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, com o Mestrado, e agora com o Doutorado, dando continuidade às pesquisas sobre comunidades digitais. Ele está estudando a comunidade de fãs de cultura japonesa, os Otaku, aprofundando a ideia de comunidade, que poderá servir futuramente como modelo para o estudo de outros grupos.

Na Iniciação Científica, ele pesquisou a comunidade de ativistas digitais de software livre do Linux Brasil. No curso de Jornalismo, seu trabalho final abordou a comunidade secreta da pedofilia na Deep Web. No Mestrado, o foco foi a comunidade de fãs-escritores do Nyah! Fanfiction.

“A história da Uniso, de 2010 para cá, se confunde um pouco com a minha. Estive presente em cada passo da história mais recente: vi os novos blocos serem construídos, a reforma da Biblioteca, estive na inauguração dos laboratórios, participei dos eventos de inovação…”, lembra o doutorando. “Poder ser parte dessa internacionalização, levando a Uniso para que outros conheçam lá fora, é um grande orgulho para mim”, finaliza.

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso oferece Mestrado e Doutorado, com área de concentração em "Mídias" e duas linhas de pesquisa "Análise de Processos e Produtos Midiáticos" e "Mídias e Práticas Socioculturais". Informações: comunicacaoecultura.uniso.br.