Buscar no Cruzeiro

Buscar

Uniso e Embrapa: parceria para pesquisa com batata-doce e pimenta

Projeto será desenvolvido pelos cursos de Engenharia Agronômica e Gastronomia

25 de Junho de 2021 às 04:18
Encontro Uniso e Embrapa para discutir parceria
Encontro Uniso e Embrapa para discutir parceria (Crédito: Divulgação)

A Universidade de Sorocaba (Uniso) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) firmaram uma parceria na cidade de Sorocaba para a validação de cultivos de batata-doce e pimenta, projeto que será desenvolvido pelos cursos de Engenharia Agronômica e Gastronomia.

As hortaliças serão avaliadas em relação às condições de cultivo orgânico em Sorocaba e ao potencial produtivo, à viabilidade agronômica e, sobretudo, à aceitação dos consumidores em relação à qualidade gastronômica. A análise contemplará duas linhagens da pimenta do grupo habanero e a batata-doce que fazem parte do programa de melhoramento da Embrapa Hortaliças.

Marcelo Mikio Hanashiro, analista da Embrapa Hortaliças, explica que essa parceria deve ser inédita em Sorocaba, como atividade de validação de cultivares de hortaliças no campo. A cidade está localizada em uma região importante, como parte do Cinturão Verde Paulista, sendo uma das principais produtoras de hortaliças no Brasil.

“Essa parceria é uma consolidação de atividades relevantes para a Região entre duas relevantes instituições, que está apenas começando e deverá ser ampliada, buscando fomentar os propósitos da agricultura sustentável”, enfatiza Hanashiro. Essa aproximação entre a Uniso e a Embrapa teve início há cinco anos, com a realização conjunta de cursos para a comunidade e que obtiveram bons resultados.

Na prática

O projeto será desenvolvido pelos cursos de Engenharia Agronômica e Gastronomia até maio de 2023.

O curso de Engenharia Agronômica fará o teste das variedades das hortaliças desde o plantio no campo até a colheita, conforme procedimentos indicados pelos pesquisadores da Embrapa. Os alunos também participarão de todo o processo, que acontecerá no Centro de Estudos e Práticas Agrícolas da Uniso (CEPAgri).

Por sua vez, o curso de Gastronomia analisará as características das pimentas e da batata-doce, realizando testes de sabor, preparo e utilização em diferentes pratos, que também envolverão os alunos.

Essa é mais uma parceria da Uniso com a Embrapa e que teve início em 2020 com a realização de ciclo de palestras e visitas técnicas. Conforme comenta a professora Bertha Castro, Coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, a Embrapa é uma referência para a agricultura brasileira, e testar uma variedade de produtos aqui na Universidade é de grande valia para os produtores da Região, que poderão utilizá-los sabendo de suas características.