Buscar no Cruzeiro

Buscar

Uso de medicamentos para dormir é tema do Uniso Ciência

22 de Outubro de 2019 às 18:58
Kátia Kodaira pesquisou o uso de medicamentos para dormir.
Kátia Kodaira pesquisou o uso de medicamentos para dormir. (Crédito: Paulo Ribeiro)

A 9ª edição do jornal Uniso Ciência circulou neste domingo, dia 27 de outubro, nas versões impressa e online (clique aqui) do jornal Cruzeiro do Sul. E um dos destaques é a preocupação com o uso de medicamentos para dormir, que deve ser encarado como um problema de saúde pública. O Uniso Ciência apresenta o resultado das principais pesquisas científicas desenvolvidas pela Universidade de Sorocaba (Uniso).

A reportagem aborda estudo realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, que investigou a frequência do uso de medicamentos para dormir no Brasil e os possíveis fatores associados. O perfil desses usuários, os riscos da automedicação e a necessidade de políticas públicas são alguns dos dados apresentados pela pesquisa.

Outro assunto tratado nesta edição é a preocupação com a presença de hormônios na água potável que todos consumimos, principalmente nas cidades de maior porte. A questão foi levantada em trabalho do Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais da Uniso.

Da área da Educação, é apresentada uma tese de doutorado sobre o perfil educativo da Floresta Nacional de Ipanema, a Flona. O estudo revela que a floresta, além de toda a sua relevância ambiental para Sorocaba e região, pode ser também uma bela “sala de aula”, apesar desse potencial ser praticamente ignorado pelas escolas locais.

Também é tratada no Uniso Ciência a relação entre personagem e jogador em jogos narrativos. O enfoque foi dado por estudo da área de Comunicação e Cultura, que buscava mostrar como os jogadores podem projetar suas próprias histórias de vida nas representações de personagens.

Outras notícias relacionadas à pesquisa e eventos acadêmicos no campo científico estão disponíveis no blog exclusivo do Uniso Ciência, no site do Cruzeiro do Sul.

Além do tabloide e do blog, o Uniso Ciência também disponibiliza uma revista bilíngue semestral, nas versões impressa e online, que pode ser acessada gratuitamente na página http://uniso.br/unisociencia/