Buscar no Cruzeiro

Buscar

Uniso Ciência publica 15ª edição do jornal

A liga metálica mais dura do mundo, desenvolvida na Uniso, é a manchete da publicação

22 de Abril de 2021 às 15:21
O Diamante Metálico ficou entre os semifinalistas de uma competição promovida pela Nasa
O Diamante Metálico ficou entre os semifinalistas de uma competição promovida pela Nasa (Crédito: Foto: Paulo Ribeiro / Arquivo )

Uma pesquisa realizada na Universidade de Sorocaba (Uniso) resultou na criação da liga metálica mais dura do mundo, o Diamante Metálico. Esse feito rendeu ao professor Thomaz Restivo, responsável pelo estudo, e à Universidade a classificação entre os semifinalistas de uma competição internacional para identificar tecnologias de ponta, promovida pela Nasa, a agência espacial norte-americana.
Tema de uma das reportagens da 15ª edição do jornal Uniso Ciência, o Diamante Metálico apresenta outras características, além da dureza, que o tornam candidato promissor para uma grande variedade de aplicações, tanto na terra e no mar quanto no espaço. Pode ser aplicado à produção de ferramentas para perfuração de solos, rochas ou gelo, turbinas e blindagens térmicas, dentre outros usos.

O Closed Caption, sistema de legendas para a televisão, utilizado para auxiliar deficientes auditivos, é outra pesquisa que ganhou as páginas desta edição. Mais do que constatar as dificuldades dos surdos, o trabalho aponta sugestões de adaptação do atual modelo.
Por fim, o Uniso Ciência apresenta um estudo sobre o universo do futebol nos livros infantis, que, apesar de lúdicos, mostram o jogador de maneira estereotipada e num universo machista.
A 15ª edição do jornal Uniso Ciência está disponível nas versões impressa e digital do Jornal Cruzeiro do Sul. Acesse: https://bit.ly/3sUmbce

Sobre o Uniso Ciência 

O Uniso Ciência é um projeto de divulgação científica da Universidade de Sorocaba, que visa compartilhar o resultado das pesquisas desenvolvidas nos quatro Programas de Pós-Graduação: em Ciências Farmacêuticas, Comunicação e Cultura, Educação, e Processos Tecnológicos e Ambientais.
O projeto contempla um jornal, veiculado na edição impressa do Cruzeiro do Sul a cada três meses, um canal online também disponível no site do Cruzeiro, além de uma revista bilíngue semestral Science@Uniso. Conheça o projeto: http://uniso.br/home/uniso-ciencia.