Buscar no Cruzeiro

Buscar

Viagens incríveis na rota de filmes e livros

28 de Abril de 2020 às 00:01

Viagens incríveis na rota de filmes e livros Ponta da Piedade é um dos atrativos portugueses descritos em diversos livros. Crédito da foto: Divulgação / Turismo Portugal

Há cerca de um mês, Viagens vem destacando semanalmente opções de passeios virtuais por museus e destinos turísticos do mundo inteiro para você se divertir sem se expor ao novo coronavírus. A edição de hoje aborda roteiros que aproveitam cenários de filmes e livros para conhecer o mundo. Quem sabe, esse pode ser também o ponto de partida para botar o pé na estrada quando a pandemia terminar.

Jordânia no cinema

Por suas paisagens inusitadas e impressionantes, a Jordânia já foi cenário de incontáveis filmes ao longo das últimas décadas. Neste momento em que é necessário ficar em casa para o bem comum, que tal ver -- ou rever -- quatro filmes gravados neste país magnífico do Oriente Médio.

Indiana Jones e a Última Cruzada - O filme de Steven Spielberg, de 1989, é um clássico estrelado por Harrison Ford e Sean Connery. Indiana Jones embarca em uma jornada para resgatar seu pai das mãos dos nazistas e impedir que eles encontrem o Santo Graal. Petra, uma das sete maravilhas do mundo moderno e principal atração da Jordânia, aparece no filme. Seu monumento mais famoso, o Tesouro, com sua imponente fachada, é mostrado na sequência final.

Viagens incríveis na rota de filmes e livros Petra é cenário de “Indiana Jones e a Última Cruzada”. Crédito da foto: Divulgação / Turismo Portugal

Lawrence da Arábia - Outro clássico do cinema, o filme de 1962 é uma obra icônica e premiada com sete Oscars, incluindo os de melhor filme e de melhor diretor (David Lean). Conta a história do oficial britânico Thomas Edward Lawrence -- que se tornou famoso com o nome de Lawrence da Árabia -- e seu papel durante a Revolta Árabe (1916-1918), na luta contra o Império Turco-Otomano. A paisagem desértica de Wadi Rum, na Jordânia, foi um dos cenários mostrados no filme, assim como o Forte de Aqaba e o Castelo de Azraq, entre outras locações.

Perdido em Marte - Estrelado por Matt Damon, este emocionante filme de 2015 mostra o astronauta Mark Watney em uma missão em Marte. Abandonado pela tripulação depois de uma tempestade e dado como morto, ele fica sozinho no planeta e precisa achar um jeito de sobreviver e voltar para casa. A paisagem marciana é, na verdade, o deserto de Wadi Rum, um dos principais atrativos jordanianos.

Viagens incríveis na rota de filmes e livros “Perdido em Marte” foi filmado no deserto de Wadi Rum. Crédito da foto: Divulgação / Turismo Portugal

Rogue One: Uma História Star Wars - Primeiro spin-off de Star Wars, e com uma linha do tempo localizada entre os episódios 3 (A Vingança dos Sith) e 4 (Uma Nova Esperança), o filme mostra um grupo de rebeldes que se une para roubar os planos de construção da Estrela da Morte. Novamente, a Jordânia é representada pelo deserto de Wadi Rum, cenário da lua de Jedha.

Para saber mais sobre a Jordânia, acesse www.visitjordan.com e o site Bureau Mundo, escritório virtual da GVA: www.bureaumundo.com.

Portugal na literatura

Percorrer cidades, aldeias, mares, rios e montanhas lusitanas por meio das histórias e das palavras dos escritores e dos poetas pode ser uma aventura interessante durante a quarentena. A proposta é da campanha #LerPortugal, lançada na semana passada pela instituição Turismo de Portugal. O convite é para ficar em casa, ler e procurar inspiração nos livros para mais tarde conhecer ou reencontrar as paisagens literárias e os locais eleitos por escritores e poetas.

Um dos vídeos da campanha põe em diálogo alguns enxertos de obras de Fernando Pessoa, Luís de Camões, Florbela Espanca, Eça de Queiroz, Sofia de Mello Breyner e José Saramago, com uma sugestão impressiva de imagens do país. Numa clara alegoria a um país que está por detrás das palavras dos seus autores e onde essas palavras são o passaporte para, no futuro próximo, se poder desvendar Portugal.

Nas próximas semanas, a abordagem abrangerá outros escritores e poetas, nacionais e estrangeiros, que se inspiraram em Portugal para criar as suas obras. E que agora, mais do que nunca, são a inspiração para se viajar para Portugal estando em casa.

Confira mais dicas em Vamos #Ler Portugal. (Da Redação com agências)