Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um passeio diferente no litoral norte de São Paulo

07 de Março de 2019 às 02:13

Um passeio diferente no litoral Visitante se depara com paisagens exuberantes durante caminhadas pela Serra do Mar - Foto: Divulgação

Os amantes da natureza e de atividades ao ar livre têm uma opção de lazer a mais no Litoral Norte de São Paulo. O Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), nos municípios de Caraguatatuba e Ubatuba, é uma excelente alternativa para quem busca relaxar do estresse do dia a dia. Neste trecho, a unidade de conservação possui dois núcleos com trilhas de diferentes níveis de dificuldade. Antes de partir para a aventura, o visitante não pode esquecer de escolher aquela que mais se adequa ao seu perfil.

Núcleo Caraguatatuba

Composto por diversas trilhas, entre elas a Trilha Noturna, o Núcleo Caraguatatuba permite observar animais de hábito noturno e cogumelos bioluminescentes. Outro destaque é a Trilha do Jequitibá, onde está situado o Circuito de Observação de Aves, com comedouros e condições ideais para avistar diversas espécies, como tiê-sangue, saíras, sabiás e outros.

O Núcleo Caraguatatuba pode ser acessado pela Rua do Horto Florestal, 1.200, no Bairro Rio do Ouro. Mais informações podem ser obtidas telefonando para (12) 3882-5999, das 14h às 17h e pelo e-mail [email protected].

As visitas precisam ser agendadas e os ingressos custam R$ 12 por pessoa. Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento.

Núcleo Picinguaba

Um passeio diferente no litoral Trilhas atravessam parques e comunidades tradicionais - Foto: Divulgação

O Centro Cambucá de Observação de Aves é um dos atrativos do Núcleo Picinguaba, localizado em Ubatuba. O espaço tem um grande lago, onde são avistadas e registradas as paradas de aves migratórias. Além de diversas trilhas, a unidade de conservação reserva ainda uma visita à Comunidade Tradicional Quilombola da Fazenda. Neste núcleo os turistas podem visitar a Agrofloresta e a Casa de Farinha, participar de Roda de Conversa com moradores antigos, assistir a apresentação musical “Tambores da Fazenda” e se banhar em cachoeiras. É possível também agendar um almoço tradicional na comunidade.

O acesso ao Núcleo Cambucá é feito pelo quilômetro oito da Rodovia BR-101. As trilhas necessitam de agendamento prévio pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (12) 9707-2426. Para mais informações ligue (12) 3832-1397. Acessibilidade Além disso, os parques estaduais contam com projetos de acessibilidade.

Grau de dificuldade

As trilhas classificadas como de baixa dificuldade são a do Rio Paraibuna e do Passareúva. Entre as de média dificuldade estão Cachoeiras, Munumentos Históricos Caminhos do Mar, Poção, Mirante e Garcez. á as trilhas do Rio Bonito e do Corisco são consideras de alta dificuldade. (Da Redação, com informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente)

Galeria

Confira a galeria de fotos