Buscar no Cruzeiro

Buscar

Startups são desafiadas a contribuir para a retomada do turismo no Estado

25 de Agosto de 2020 às 00:01

Startups são desafiadas a contribuir para a retomada do turismo no Estado São Paulo é o centro dos eventos de negócios, hospitalidade, gastronomia e turismo e busca projetos inovadores nessas áreas. Crédito da foto: Arquivo / Agência Brasil

Uma competição de startups com a proposta de apoiar a recuperação do setor turístico no Estado de São Paulo, com projetos de base tecnológica em três verticais de negócio: Bares e Restaurantes; Estabelecimento de Hospedagem e Receptivo Turístico (incluindo atrativos) foi lançada no dia 19, o Desafio SP. A iniciativa busca soluções para a retomada do turismo por meio de projetos inovadores que respondam às necessidades do setor no contexto pós-pandemia.

O desafio, que tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado, é realizado pela parceria do Wakalua Innovation Hub, primeiro polo global de inovação em turismo, e a Fundação Instituto de Administração (FIA) e faz parte do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, do Ministério do Turismo. As inscrições estão abertas até 2 de setembro no site https://startups.turismo.gov.br/

As startups vencedoras receberão apoio para implementar seus projetos junto às empresas do setor e as três primeiras ganharão uma ajuda de custo de R$ 5 mil cada. Além disso, se associam ao Wakalua e disputarão uma viagem a Madri (Espanha) para um programa de treinamento e participação na FITUR 2021, uma das maiores feiras de turismo do mundo.

Premiação nacional

Startups são desafiadas a contribuir para a retomada do turismo no Estado Serviços de receptivo e dos guias de turismo também podem ser melhorados com novas ideias e recursos tecnológicos. Crédito da foto: Arquivo JCS

O Desafio SP integra o Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, promovido em parceria com o Ministério do Turismo, e em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT), agência da ONU dedicada ao setor. Por isso, os melhores projetos da competição paulista também são elegíveis à premiação da seletiva nacional: os melhores projetos brasileiros serão classificados para as semifinais da terceira edição da UNWTO Tourism Startup Competition. “A participação da FIA e da Secretaria de Turismo do Estado são fundamentais para levar São Paulo e o Brasil a se converterem em referências globais em inovação em turismo”, afirma Lisandro Menu-Marque, diretor-geral do Wakalua.

Com sede em Madri, o Wakalua tem como parceiros fundadores a Globalia, um dos maiores grupos de turismo da Espanha e América Latina, e a OMT. Seu primeiro programa de grande alcance foi a UNWTO Tourism Startup Competition.

Critérios de avaliação

Startups são desafiadas a contribuir para a retomada do turismo no Estado Estabelecimentos de hospedagem também estão no foco das inovações. Crédito da foto: Arquivo JCS

A avaliação dos projetos do Desafio SP será feita por líderes do turismo e da inovação no País. Os selecionados serão conhecidos no final de setembro. Serão avaliados os critérios: modelo de negócio, sustentabilidade, escalabilidade, perfil e histórico da equipe e impacto potencial para o setor. A competição é totalmente on-line e os detalhes sobre o evento final serão anunciados no site: startups.turismo.gov.br .

Para o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, “a competição é parte da estratégia de buscar soluções não apenas para a retomada do setor, mas também na identificação de novas formas de negócios em turismo”. (Da Redação, com informações da Secretaria Estadual de Turismo)

Galeria

Confira a galeria de fotos