Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba organiza associação para estimular o turismo rural

20 de Outubro de 2020 às 00:01

Sorocaba organiza associação para estimular o turismo rural Proposta prevê atividades de lazer em propriedades agrícolas. Crédito da foto: Divulgação / Sec. de Turismo do Est. de São Paulo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), da Prefeitura de Sorocaba, se reúne amanhã, às 19h, com representantes de propriedades rurais para a formação da Associação de Turismo Rural de Sorocaba. A associação é resultado da intermediação da Divisão de Fomento ao Turismo da Sedettur, que vem apoiando os proprietários de equipamentos de turismo rural desde 2019. O encontro aberto a todos os interessados acontece no Apiário Ferathi, localizado no bairro Brigadeiro Tobias.

Desde o final de setembro já aconteceram três encontros com o intuito de organizar os interessados e apresentar proposta para o projeto. Num deles, a Sedettur promoveu uma oficina em parceria com o Sebrae Sorocaba e com o presidente do Roteiro do Vinho de São Roque, Túlio Patto. Nas reuniões seguintes, o grupo deu prosseguimento ao projeto, alinhando as atividades e a participação dos envolvidos.

De acordo com a Sedettur, Sorocaba possui imenso potencial para o turismo rural, por meio da oferta de serviços diversos e da formação de rotas turísticas que contemplam bairros como Brigadeiro Tobias, Inhayba, Aparecidinha e Caputera, entre outros. O turismo rural relaciona-se à experiência de conhecer os processos de produção de diversos produtos como café, vinho, cachaça, mel, flores e frutas, além da oportunidade de degustar os produtos cultivados.

A avaliação é a de que o turismo rural é uma tendência que será mantida após a pandemia, pois consiste na recepção de grupos e famílias nas propriedades rurais. Entre as atrações estão o lazer, a cozinha caipira, os produtos artesanais e os passeios pedagógico, entre outros. Por intermédio da Sedettur, a Prefeitura de Sorocaba informa que prestará auxilio aos interessados em todos os assuntos relacionados ao Poder Público e participando efetivamente da consolidação da associação. Esta, no entanto, será uma instituição autônoma. (Da Redação com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba)

Serviço - O Apiário Ferathi está localizado na Estrada do Vinte e Cinco, Cx. 12, em Brigadeiro Tobias.