Buscar no Cruzeiro

Buscar

Serra Gaúcha está reaberta aos viajantes

02 de Junho de 2020 às 00:01

Serra Gaúcha está reaberta aos viajantes Em Gramado, como em outras cidades da Serra Gaúcha, hotéis podem ter até metade dos quartos ocupados. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Gramado

Recepcionistas e camareiras de máscara e protetor facial. Termômetro de infravermelho no check-in. Café da manhã à la carte ou então servido no quarto. Grupos pequenos na visita a atrações. Com esse cenário, a Serra Gaúcha está reaberta aos viajantes. Hotéis, parques e atrações de Gramado e Canela estão autorizados a funcionar com restrições. O fim de semana do Dia das Mães foi o primeiro da nova fase, com exigências como a ocupação máxima de 50% na hotelaria. No Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves já havia feito esse movimento em meados de abril. A retomada do turismo, em meio à pandemia de coronavírus, divide opiniões entre os especialistas em saúde ouvidos pelo Estado. Mas, em um aspecto, todos concordam: a decisão envolve risco, em algum grau. “Não dá para dizer que é uma medida segura ainda. É uma aposta de alto risco. A disseminação do vírus é muito forte”, afirma Fernando Aith, professor titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).

Ainda que as cidades gaúchas não tivessem autorizado o retorno do turismo por decretos municipais, a reabertura de hotéis, agências e atrações foi possível na serra desde 11 de maio, quando entrou em vigor o distanciamento controlado estabelecido pelo governo do Rio Grande do Sul. A região ficou com bandeira laranja, que permite essas atividades com restrições.

No distanciamento controlado, o Estado foi dividido em 20 regiões, que ganharam bandeiras coloridas, com protocolos obrigatórios (entre eles, o uso de máscara) e critérios a ser seguidos pelos vários setores econômicos. “O governo estadual vai auxiliar os municípios na fiscalização do cumprimento de protocolos obrigatórios, inclusive do distanciamento de dois metros no caso de atrações turísticas”, afirma a secretária estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Leany Lemos, que coordena o Comitê de Dados e tem participação direta na construção do modelo de distanciamento controlado.

Precauções

Na Serra Gaúcha, pela classificação do governo, podem funcionar hotéis com até metade dos quartos e agências de turismo com, no máximo, 25% dos funcionários. Restaurantes à la carte podem trabalhar com até 50% dos empregados - refeições em bufê seguem proibidas. Lojas de centros comerciais e shoppings estão autorizados a abrir com metade da ocupação e dos funcionários.

Serra Gaúcha está reaberta aos viajantes Atrações como a Cachoeira do Caracol, em Canela, também terão acesso de visitantes controlado. Crédito da foto: Divulgação / portalcanela.com.br

“A gente está tomando todos os cuidados. Quando um hóspede desocupa um quarto, a gente deixa 72 horas vazio antes da entrada de outro”, diz Flaviana Yamaguchi Laghetto, gerente de Marketing da Rede Laghetto Hotéis. Apenas um dos dez hotéis da rede na cidade funcionou no fim de semana de reabertura; hoje, mais dois já estão em atividade. “A procura começou a aumentar”, afirma Flaviana.

No Ritta Höppner, as malas são higienizadas antes de serem levadas para o hotel. “Quanto ao restaurante e ao café da manhã, estamos usando a mesa sem toalhas, de forma que podemos, a todo uso, fazer uma higienização completa com álcool em gel”, informa Adriana Höppner, diretora do empreendimento. Das 34 acomodações, o hotel abriu 14 - apenas os chalés, em meio ao jardim.

Esqui e snowboard

Entre as adaptações para reabrir em 5 de junho, o Snowland, parque de neve de Gramado, definiu que haverá aulas de esqui e snowboard só em dias predeterminados. “Temos de fornecer a roupa de neve com luvas. Elas serão entregues em embalagens individuais invioláveis. A mesma roupa não será reutilizada antes de ser lavada e passar pela secagem a 45 graus”, afirma o diretor executivo Paulo Mentone.

Na Bondinhos Aéreos de Canela, cada cabine, para até oito pessoas, só leva integrantes da mesma família e fica parada mais tempo na plataforma - assim, não é preciso dar a mão a um atendente. “As janelas dos bondinhos permanecerão abertas para circulação de ar, e eles serão desinfetados frequentemente”, assegura Mateus Scain, gerente da empresa.

Serra Gaúcha está reaberta aos viajantes Snowland, o parque de neve de Gramado, deve reabrir na próxima sexta-feira. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Gramado

Sempre nas listas de destinos mais visitados do Brasil, Gramado tem cerca de 85% de sua economia proveniente do turismo e tem São Paulo e Rio de Janeiro entre seus principais emissores de viajantes, mas aposta, agora, nos visitantes que vêm de carro de cidades próximas ou de Santa Catarina.

Em Gramado, entre outros eventos, o Festival de Cinema e o Natal Luz estão previstos para serem realizados no segundo semestre. O mesmo ocorre com o calendário de Bento Gonçalves. Na região, vinícolas como a Miolo recebem visitantes em grupos de até dez pessoas, e a agência Giordani já vende passeios de maria-fumaça para este mês. “O pico (do coronavírus) vai passar, mas a contaminação vai continuar. Essa nova prática, de higienização dos ambientes, vai precisar fazer parte daqui para frente”, afirma o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin. Para certificar quem cumpre os requisitos de higiene, a cidade lançou o selo Ambiente Limpo e Seguro e está agora na fase de capacitação das empresas. (Nathalia Molina - Agência Estado)

Galeria

Confira a galeria de fotos