Buscar no Cruzeiro

Buscar

Serra Gaúcha aposta nos eventos para recomeçar

21 de Abril de 2020 às 00:01

Serra Gaúcha aposta nos eventos para recomeçar Gramado concentra eventos de 2020 no segundo semestre. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Gramado

Gramado e os municípios da Serra Gaúcha estão se preparando para a retomada do Turismo, atividade responsável por cerca de 90% da economia local. Diante da importância do setor, está sendo construído um planejamento regional a partir do esforço conjunto da iniciativa privada, poder público e entidades. Todos acreditam que a recuperação econômica e a retomada do fluxo turístico virão através dos eventos do segundo semestre.

“Os eventos a partir de sua segmentação serão a mola propulsora da retomada turística. A preocupação de todos nós organizadores de eventos será com a saúde e bem-estar dos participantes. Se cada evento fizer o chamamento específico para o seu setor, estes vão multiplicar a informação. Temos que criar estratégias de vender essa segurança para quem vem e trabalhar com todas as medidas preventivas nesse sentido”, destacou a CEO da Rossi & Zorzanello, Marta Rossi.

Embora o momento seja de apreensão e incertezas, a Rossi & Zorzanello demonstra otimismo para a retomada do setor. A prova disso é a confirmação de seus eventos para o segundo semestre, incluindo a 31ª edição da Festuris entre os dias 5 e 8 de novembro. O Fórum Gramado de Estudos Turísticos foi transferido para agosto. A Gramado Summit, conferência de inovação e tecnologia, será realizada no final de setembro. O tradicional Festival de Cinema, o Natal Luz e dezenas de eventos profissionais também estão confirmados para o período pós-pandemia.

“Todos os eventos vão precisar se reinventar no sentido de garantir segurança, mas também vão criar formas disruptivas de realização e venda. O modelo antigo se foi, serão criados facilitadores e os interesses vão se unir. Os eventos híbridos vão crescer muito, mas o presencial ainda será decisivo, especialmente em um País como o nosso. As coisas não acontecem sem afeto, olho no olho e aperto de mão”, completou Marta.

Paulistas se preparam

Serra Gaúcha aposta nos eventos para recomeçar Cidades paulistas, como Campos do Jordão, preparam retomada. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Campos do Jordão

Mais de cem prefeitos e 80 secretários dos 210 principais municípios turísticos do Estado de São Paulo participaram de reunião virtual organizada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, com participação das pastas estaduais de Desenvolvimento Regional e Habitação. O encontro, realizado na semana passada, teve dois objetivos: alinhar com os executivos municipais o fortalecimento das medidas de isolamento social e identificar boas práticas locais de enfrentamento da Covid-19 que possam ser replicadas.

“É fundamental o alinhamento das prefeituras com as diretrizes do Governo de São Paulo”, disse o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz. “O esforço dos 210 municípios turísticos e estâncias é importante para evitar ao máximo a interiorização do coronavírus”, afirmou. Alguns destinos, por exemplo, registraram aumento de visitantes no feriado de Semana Santa e Páscoa, mesmo com hotéis e atrativos fechados. (Da Redação, com assessorias)

Galeria

Confira a galeria de fotos