Buscar no Cruzeiro

Buscar

Que tal fazer passeios virtuais pelo Brasil?

26 de Maio de 2020 às 08:11

O passeio on-line também inclui as peculiaridades de Brasília. Crédito da foto: Divulgação / Agência Brasil

Enquanto as viagens aos destinos turísticos brasileiros seguem alteradas devido à pandemia, o Google disponibilizou uma amostra para quem tem saudades ou ainda não conhece a Região Amazônica e arredores. Por meio da plataforma Street View, os internautas podem observar imagens em 360º dos rios, da floresta e das comunidades na Reserva do Rio Negro, situada entre os municípios de Manacapuru, Iranduba e Novo Airão, no Amazonas. O projeto contou com a participação da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), uma organização sem fins lucrativos de conservação local.

Todas as imagens foram feitas por uma câmera com lente olho-de-peixe, colocada em um triciclo, normalmente utilizado pela empresa de tecnologia, capturando todas as belezas de uma trilha da Floresta Amazônica e de cinco comunidades ribeirinhas da região. Além disso, o equipamento ainda foi colocado em um barco com o intuito de coletar as vistas para o Rio Negro, o mais extenso rio de água negra do mundo.

Outros destinos

Percorrer as belezas do Rio de Janeiro (RJ), se encantar com os Lençóis Maranhenses (MA), rodar pela gigante São Paulo (SP), se emocionar com as Cataratas de Foz do Iguaçu (PR), simular uma caminhada pelas peculiares ruas de Paraty (RJ) e visitar as belezas únicas de Brasília. Esta é a proposta do site AirPano, que oferece, desde 2006, registros dos cantos mais significativos e interessantes do mundo.

No Rio de Janeiro, o passeio inclui a Floresta da Tijuca (considerada a maior mata urbana do mundo); as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon; o Pão de Açúcar, com o vai e vem do seu bondinho, e o Corcovado, com a estátua gigante do Cristo Redentor. Ainda em terras fluminenses, o site leva o internauta à cidade histórica de Paraty, no litoral sul do Estado. O rústico e charmoso município abriga um Centro Histórico que remonta ao período colonial, tendo sido tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) como Patrimônio Nacional. Em 2019, Paraty, ao lado da vizinha Ilha Grande, recebeu o título de Patrimônio Cultural e Natural Mundial da Unesco, tornando-se o primeiro sítio misto do tipo do Brasil.

Foz do Iguaçu é outro destino ao alcance do visitante do portal. Com cenários impressionantes, a cidade oferece diversas opções de atrativos. O ponto alto fica por conta das belas e mundialmente conhecidas Cataratas do Iguaçu, eleitas em 2012 como uma das novas Sete Maravilhas da Natureza; e da Hidrelétrica de Itaipu, que neste ano atingiu o recorde de 20 milhões de visitantes.

Multicultural

O AirPano convida o usuário ainda a percorrer São Paulo, com sua mistura de estilos e culturas e que atua como grande centro de negócios, entretenimento e lazer. A capital reúne inúmeras salas de cinema, teatros, espaços culturais, museus, edifícios históricos, galerias de arte, áreas para grandes eventos e parques naturais.

O passeio on-line também inclui as peculiaridades de Brasília. Projetada pelo urbanista Lucio Costa, que juntamente com o arquiteto Oscar Niemeyer, o paisagista Burle Marx e o artista Athos Bulcão deram forma à capital do país, a cidade ostenta o título de ícone mundial. Suas belas construções, erguidas por pioneiros, fizeram dela o primeiro bem moderno inscrito pela Unesco na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade (1987), além de levá-la a compor, desde 2017, a Rede de Cidades Criativas da entidade, no campo do design.

O site destaca ainda as belezas singulares dos Lençóis Maranhenses, a 250 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão. A região onde a geometria das dunas moldadas pelos ventos e suas lagoas formadas pela água da chuva compõem o principal atrativo. (Da Redação, com informações do Ministério do Turismo)