Buscar no Cruzeiro

Buscar

Programe-se e aproveita as dez oportunidades de viagens que 2020 oferece

28 de Janeiro de 2020 às 00:01

[gallery columns="4" link="file" ids="211693,211694,211687,211692"]

 

Mal acaba a folga de fim de ano e já corro atrás do calendário do ano que começa para saber quantos e que feriados prolongados teremos. Quem tem rotina de trabalho e estudo que só permite descanso em feriados entende que os motivos vão além da ansiedade rotineira. A ideia é se planejar para, quem sabe, conhecer finalmente aquele destino cobiçado há tempos, retornar a um local querido ou até emendar com dias de folgas pendentes e férias.

Planejamento é essencial, principalmente quando o assunto é feriado, período em que tudo fica mais caro e lotado. Definindo com antecedência o roteiro da viagem, contudo, dá para economizar consideravelmente, sobretudo com passagens aéreas.

Então vamos lá: sem contar o Natal, que cai numa sexta, e os feriados municipais, temos pela frente dez feriados prolongados, incluindo os nacionais (Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalhador, Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados); o estadual, (Revolução Constitucionalista); os ponto facultativos Carnaval e Corpus Christi; e a Consciência Negra, considerada feriado em cinco Estados brasileiros (Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro) e em alguns municípios, entre eles, Sorocaba e São Paulo.

Assim, o primeiro e o segundo semestres serão equilibrados em relação às folgas, mas é no primeiro que está concentrada todas maioria daquelas que podem somar quatro dias corridos (Carnaval, Tiradentes e Corpus Christi) -- as demais têm três dias. No segundo semestres, somente a Revolução Constitucionalista (9 de julho, uma quinta-feira) entra nessa conta.

Os mais atentos podem estar se perguntando sobre a Proclamação da República, feriado nacional em 15 de novembro. Ele não aparece na lista de 2020 porque cairá no fim de semana (domingo). Mas, caso você trabalhe e tenha folga, nossa dica é ir a lugares próximos à sua cidade pois serão só dois dias. Para quem mora na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Campos do Jordão é uma boa pedida. A maioria das cidades da região está a pouco mais de três horas da “suíça paulista” e, em novembro, vive um clima mais tranquilo, com preços mais acessíveis. São Pedro, a quase duas horas, também é opção para ir com crianças (lá fica o parque aquático Thermas Water Park) e relaxar curtindo o clima do circuito das águas.

Restrito aos sorocabanos, não incluímos na lista o 15 de agosto (sábado), aniversário da cidade. Porém, não hesite em acrescentá-lo em seu calendário viajante se você estiver no grupo da folga.

Para os sorocabanos, o primeiro feriadão de 2020, o Carnaval, está a menos de um mês. Neste ano, a terça-feira de Carnaval -- também conhecida como Terça-feira Gorda -- será em 25 de fevereiro. Para muita gente, o descanso já começa no sábado (22). Confira na matéria abaixo sete destinos nacionais e internacionais para você se divertir sozinho ou acompanhado durante a folia. Você pode, claro, usar as sugestões como inspiração e ir em qualquer outra data. O importante é não deixar passar os momentos de respiro que 2020 reservou, pois será um ano e tanto. (Da Redação com Estadão Conteúdo)