Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pelos corredores do poder político em Brasília

16 de Outubro de 2018 às 04:26

Pelos corredores do poder político Vista aérea de Brasília, reconhecida pela Unesco como patrimônio histórico e cultural da humanidade. Crédito da foto: Roberto Castro / Ministério do Turismo

Enquanto há políticos comemorando a conquista de uma cadeira no Senado ou na Câmara dos Deputados, cidadãos comuns também poderão circular pelos corredores do poder no Distrito Federal, aproveitando um roteiro que é realizado há 20 anos e que recebeu, em 2017, mais de 124 mil visitantes, sendo três mil estrangeiros de 82 países.

Trata-se da visita integrada ao Senado e Câmara dos Deputados que deixa o turista “por dentro” de um dos ícones da arquitetura de Brasília, o Palácio do Congresso Nacional. Além de conhecer os detalhes da arquitetura de Oscar Niemeyer, o turista se familiariza com o processo legislativo; conhece o ambiente de trabalho dos parlamentares, como os plenários que ocupam as duas cúpulas do palácio; os gabinetes dos presidentes da Câmara e do Senado, e os salões Negro, Branco, Verde e Azul.

Pelos corredores do poder político Visita guiada permite conhecer os salões e plenário do Congresso Nacional. Crédito da foto: Roberto Castro / Ministério do Turismo

A visita também permite interagir com o acervo artístico, como a Galeria de Presentes Protocolares e obras de Marianne Peretti, Di Cavalcanti, Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti e Victor Brecheret, entre outros artistas renomados.

Cidadania

O conceito do Programa de Visitação Institucional vai além do turismo cívico. O foco na educação para a cidadania tem como objetivo transmitir informações sobre a história política do Brasil, o processo de elaboração das leis e o patrimônio artístico e arquitetônico que integra os edifícios do Congresso Nacional.

A visitação funciona às segundas, quintas e sextas, nos finais de semana e feriados, das 9h às 17h30. A entrada é gratuita e os grupos guiados partem a cada 30 minutos do Salão Negro. Também é possível agendar visitas com monitores em inglês, francês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (libras).

Conhecer a capital do país, mais do que um passeio, é uma aula de cultura, história e cidadania. O programa Visitação Institucional Integrada em Brasília é formado por um grupo de 20 órgãos públicos que promovem visitas, integrando ações para atender melhor os turistas nacionais e estrangeiros na capital federal.

O Plano Piloto foi reconhecido pela Unesco como patrimônio mundial desde 1987. O singular e inovador traçado arquitetônico e edifícios monumentais faz da cidade um marco cívico, político e cultural do Brasil que atrai a atenção de pessoas de todas as partes do mundo.

Brasília é um ícone da modernidade

Brasília tem uma arquitetura monumental. Formada por dois eixos que lembram um avião, nasceu em 1960, no cruzamento de duas estradas de terra do Planalto Central, no meio do Cerrado. Uma visita ao Plano Piloto surpreende o turista pela diversidade de atrativos e a concepção moderna da cidade. São quadras residenciais e setoriais localizadas nas asas norte e sul; avenidas largas e arborizadas, no sentido dos pontos cardeais; além de parques e jardins.

Pelos corredores do poder político O prédio do Teatro Nacional de Brasília está inserido no Conjunto Cultural da República. Crédito da foto: Roberto Castro / Ministério do Turismo

A visita à capital federal pode começar pela rodoviária do Plano Piloto, na zona central, onde os eixos Monumental e Rodoviário se cruzam. No sentido leste fica o Conjunto Cultural da República formado pelo Teatro Nacional, ao norte; e a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional, ao sul. Em seguida vem a Catedral de Nossa Senhora Aparecida, um dos templos mais visitados de Brasília, famoso pela singularidade da arquitetura, com vitrais coloridos e anjos pendurados no teto.

Esplanada e memoriais

O passeio segue pela Esplanada dos Ministérios, passa pelos palácios da Justiça e do Itamarati que abrigam os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores. Em seguida, vem a Praça dos Três Poderes, a “cabine de comando”, com destaque para o Congresso Nacional (Câmara e Senado); Palácio do Planalto, sede da Presidência da República; e o Supremo Tribunal Federal (STF), além do Pavilhão Nacional e o Panteão da Liberdade, entre outros monumentos.

Pelos corredores do poder político Memorial JK é dedicado ao presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília. Crédito da foto: Roberto Castro / Ministério do Turismo

A partir daí, a Via Presidencial leva o visitante aos Palácios da Alvorada e do Jaburu, residências oficiais do presidente e vice-presidente da República. Dentro e fora dos prédios, o turista aprecia móveis e obras de artistas nacionais renomados.

O visitante ainda poderá conhecer os memoriais dos Povos Indígenas e JK, esse último dedicado ao presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília. O passeio segue pela Praça do Cruzeiro, local da pedra fundamental de Brasília. Na “cauda” do avião tem a Catedral dos Militares e o Setor Militar Urbano.

Pelos corredores do poder político No Lago Paranoá, os visitantes podem praticar esportes náuticos e passear de barco. Crédito da foto: Roberto Castro / Ministério do Turismo

O Parque da Cidade é considerado um dos maiores do mundo; outro destaque é o Estádio Mané Garrincha. No Lago Paranoá, o turista ainda pode praticar esportes náuticos passear de barco. (Da Redação, com informações do Ministério do Turismo)

Galeria

Confira a galeria de fotos