Buscar no Cruzeiro

Buscar

Passeios de dar água na boca

08 de Abril de 2019 às 22:47

Passeios de dar água na boca Crédito da foto: Divulgação

Das plantações de cacau às fábricas de chocolate; do consumo de doces às brincadeiras típicas da Páscoa. Que tal aproveitar o feriadão da Semana Santa -- 19 a 21 de abril -- para experimentar roteiros que combinam o lazer com as guloseimas mais tradicionais do período? Confira dois roteiros de dar água na boca sugeridos pelo Ministério do Turismo.

Rota do Chocolate

A Costa do Cacau, na região de Ilhéus (BA), é uma das rotas literalmente mais doces e saborosas do turismo brasileiro. Além de destino de sol e mar e dos atrativos que fazem parte da obra literária do escritor Jorge Amado, a região também oferece um tour pelas fazendas que produzem a matéria-prima do chocolate.

[irp posts="85967" ]

Denominada Rota do Chocolate, ela proporciona uma imersão na história, cultura e gastronomia do Sul da Bahia. A atração se popularizou após a construção da Estrada do Chocolate, entre Ilhéus e Uruçuca, que permite aos turistas conhecer o processo desde a produção do cacau, incluindo as plantações, a seleção e a secagem das amêndoas, até a transformação em chocolate.

Passeios de dar água na boca Na Costa do Cacau, turista conhece todo o processo de produção da fruta e do chocolate enquanto passeia. Crédito da foto: Divulgação

A vivência passa por seculares fazendas de cacau, entre elas, Yrerê, Riachuelo, Capela Velha e Provisão; casarões históricos dos antigos coronéis que dominaram a economia e política da região; produção caseira; e fábricas de chocolates, além de degustação da iguaria.

O turismo sustentável nas fazendas de cacau, com visitas guiadas, hospedagem e comida típica, tem sido uma das fontes mais rentáveis para os produtores de Ilhéus e região. Além das plantações de cacau, a região é rica em sítios históricos e atrativos naturais, como cachoeiras e áreas de preservação.

Brincadeiras e guloseimas

Longe das plantações de cacau, o chocolate é o astro da Chocofest, em Nova Petrópolis -- Serra Gaúcha --, que de 11 a 21 de abril celebra a magia da Páscoa no Planeta das Guloseimas. Na área central, personagens como o Conde Guloseima, a Condessa Doçura e a Vovó Duquesa participam de espetáculos a céu aberto. O Desfile de Páscoa, momento de alegria e interação com os visitantes, acontece nos dias 13, 14, 20 e 21 de abril, sempre a partir das 15h30. São esperados mais de 100 mil turistas nos 10 dias de festa.

Passeios de dar água na boca Brincadeiras e guloseimas são astros de festa temática de Nova Petrópolis (RS). Crédito da foto: Divulgação

O Rastro do Coelho, com caça ao ninho, é uma divertida brincadeira realizada no Parque Aldeia do Imigrante. Centenas de ovos de chocolate de todos os tamanhos são escondidos para os visitantes encontrarem. O cenário de magia se completa com a decoração especial da cidade. O envolvimento da comunidade resulta em belíssimas árvores enfeitadas com milhares de ovos de chocolate coloridos.

Na Fábrica de Ovos, são customizados os ovos usados na Osterbaun, uma grande Árvore de Páscoa montada no centro da cidade de colonização alemã. Nova Petrópolis também recebe a exposição Ovos do Mundo, com ovos gigantes e coloridos que retratam a celebração da Páscoa em vários países. (Redação com informações do Ministério do Turismo)

Galeria

Confira a galeria de fotos