Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olinda é muito mais do que Carnaval

17 de Março de 2020 às 00:01

Olinda é muito mais do que Carnaval Igrejas centenárias e prédios históricos atestam a riqueza da arquitetura colonial brasileira. Crédito da foto: Divulgação

Sim, Olinda tem Carnaval animado, frevo frenético e tantas outros sinônimos de folia. Porém, engana-se quem imagina que a cidade pernambucana seja um destino interessante apenas durante o verão. Ao contrário, ela oferece atrações o ano inteiro, principalmente quando as temperaturas começam a baixar nos outros cantos do Brasil.

Localizada a dez minutos do Recife -- a capital de Pernambuco --, Olinda é tombada pela Unesco, como Patrimônio da Humanidade. Atraídos pela arquitetura quatrocentista única e pela natureza exuberante, a cidade recebe diariamente centenas de visitantes. São brasileiros e estrangeiros dos quatro cantos do planeta, que sobem e descem as ladeiras íngremes e percorrem as ruas estreitas em busca das belezas incomparáveis.

Além de seu passado de lutas libertárias, do casario colonial e da bela paisagem, Olinda oferece ao visitante uma rede de bons restaurantes, bares e hotéis e já figura, inclusive, como novo polo gastronômico da Região Metropolitana do Recife, atraindo tanto turistas quanto moradores das cidades circunvizinhas. Vale uma visita aos bares noturnos da orla e experimentar os vários pratos típicos, como o coelho acompanhado de arroz e feijão verde.

Cultura e contemplação

Quem vai a Olinda também desfruta de outros aspectos turísticos importantes, como a vitalidade cultural que a cidade costuma mostrar. São inúmeros eventos, criando na cidade um clima de festa que dura o ano inteiro.

Além disso, a cidade tem uma incrível vocação para o lazer contemplativo. Seja do alto de suas colinas, ou das calçadas da orla marítima as paisagens que se descortinam fazem jus ao que cantou o poeta Carlos Pena Filho, em seu poema “Olinda”.

Olinda é muito mais do que Carnaval Farol é um dos locais mais visitados de Olinda. Crédito da foto: Divulgação

A cidade também oferece ao visitante a oportunidade de conhecer obras de artistas plásticos de renome internacional, como Guita Charifker, João Câmara, Tereza Costa Rego e outros artesãos anônimos, espalhados nos 71 ateliês existentes na localidade.

Um dos cartões-postais de Olinda é seu Farol. O Farol de Olinda, como é conhecido, foi construído originalmente sobre o Fortim Montenegro e foi aceso pela primeira vez em 1872. Visível a 12 milhas, o equipamento atual foi construído em 1941, no Morro Serapião. Por se destacar na paisagem, tornou-se um dos principais marcos da cidade.

Na Caixa D’Água, no Alto da Sé, o turista tem uma visão privilegiada de Olinda. Construída em 1934, com projeto do arquiteto Luis Nunes, a Caixa D’Água é um marco da arquitetura moderna brasileira. Neste projeto, pela primeira vez, foi utilizado formas e modelações revolucionárias. Reformado recentemente, o edifício, de 20 metros de altura ganhou elevador panorâmico e foi transformado num mirante, que permite ao visitante uma vista de 360 graus para as duas cidades irmãs: Olinda e Recife. O espaço interior foi requalificado para exposições e outras atividades de apoio à visitação turística.

Cidade das igrejas

Em Olinda existem mais de dezoito igrejas e nichos sagrados. Vale a pena tirar umas horinhas para explorá-las. Se não tiver muito tempo disponível, comece pela Igreja do Carmo. Construída em 1580 como Capela de Santo Antônio e São Gonçalo, com a chegada dos Carmelitas em 1581, iniciou-se a construção das novas instalações, as mais antigas da Ordem dos Carmelitas das Américas.

Em 1720, graças aos esforços dos portugueses, o edifício foi reconstruído. Sua modulação obedeceu ao estilo barroco da época. O altar-mor possui três nichos: o mor, com a imagem da padroeira em estilo barroco e as laterais, dedicados aos santos fundadores da Ordem dos Carmelitas (Santo Elias e Santo Eliseu). Além das belas cadeiras usadas pelo coral, existem vários quadros a óleo sobre madeira, pintados pelos frades, que representam uma boa mostra dos trabalhos feitos pelos religiosos da época. Na frente do prédio, pode-se ver o terceiro cruzeiro existente na Primeira Capital Brasileira da Cultura.

Olinda é muito mais do que Carnaval Cidade possui praias para todos os gostos, das mais badaladas e urbanas às isoladas. Crédito da foto: Divulgação

Não deixe de conhecer o conjunto do Convento de São Francisco, também formado pela Igreja de Nossa Senhora das Neves e pela Capela de São Roque. Localizado na Ladeira de São Francisco, no Carmo, começou a ser construído em 1585, sendo incendiado pelos invasores holandeses e reconstruído no século 17.

O Mosteiro de São Bento é o segundo construído em terras brasileiras. Sua construção data do Século 16 e possui uma característica peculiar que é a de ser São Bento, ao mesmo tempo, padroeiro da Abadia e do Mosteiro. O Mosteiro não passou despercebido dos invasores holandeses e foi destruído pelos mesmos em 1631. Por esse e por outros motivos a construção não possui um estilo arquitetônico definitivo. A fachada da igreja é composta por um brasão e uma torre sineira do Século XVIII. Destaca-se também o requintado altar-mor com arquivoltas do barroco brasileiro.

Tudo isso, sem falar nas inúmeras praias que podem ser frequentadas 365 dias por ano. (Da Redação, com Secretaria de Turismo de Olinda)

Galeria

Confira a galeria de fotos