Buscar no Cruzeiro

Buscar

O Natal encantado de Curitiba

11 de Dezembro de 2018 às 14:05
Marcel Scinocca [email protected]

O tradicional Coral Palácio Avenida reúne mais de 100 crianças, numa apresentação imperdível e emocionante. Foto: Marcel Scinocca

Ficar de varde, como se diz em Curitiba, ou ocioso, é algo que nenhum turista consegue fazer na capital paranaense. Com a extensa e emocionante programação natalina, então, o visitante precisará até de uns dias extras se quiser conhecer tudo que a cidade oferece. As atrações alusivas ao Natal começaram em 22 de novembro e vão até o dia 25 deste mês, Dia de Natal.

A apresentação com mais de 100 crianças de escolas municipais e de instituições de acolhimento, apoiadas pelo banco Bradesco, faz parte das principais atrações e, seguramente, é um dos espetáculos natalinos mais emocionantes do Brasil. Com 45 minutos de duração, o tema esse ano é “Tempo de Sonhar”. O espetáculo será apresentado até o dia 16 deste mês e é encerrado com uma queima de fogos de artifício. A entrada é gratuita, mas vale um aviso: quem quiser prestigiar a apresentação em pontos privilegiados e ou ver mais de perto a atração precisa chegar cedo, com pelo menos duas horas de antecedência. Há venda de camarotes, mas a compra também é antecipada. O evento chega a reunir 30 mil pessoas numa única noite.

O projeto foi iniciado há quase 30 anos pelo então banco Bamerindus. Mais tarde 1997 --, o banco foi vendido, mas as apresentações foram mantidas pelo HSBC. Com a aquisição do banco pelo Bradesco, em 2015, o coral no Palácio Avenida foi um dos compromissos mantidos pela instituição financeira.

[gallery size="medium" ids="53102,53104,53105"]

Mais de 70 atrações natalinas

Confira parte da programação do Natal de Curitiba, que inclui mais de 70 atrações:

Vila de Natal Electrolux da Praça Santos Andrade - Feira com artesanato, gastronomia e uma roda gigante iluminada, todos os dias, até 23 de dezembro, entrada gratuita.

Coral Palácio Avenida - Natal do Bradesco 2018, até 16 de dezembro, entrada gratuita.

Natal do Paço 2018 - O Chefe da Fábrica - Diversas apresentações até 13 de dezembro, entrada gratuita.

Parada de Natal do Batel - Evento com carros alegóricos, figurinos exclusivos e trilha sonora gravada pela Orquestra Filarmônica de São Petersburgo (Rússia). Até 18 de dezembro, entrada gratuita.

Maria Fumaça do Natal - A locomotiva Maria Fumaça Mallet 204, com adereços natalinos, percorrerá vários bairros da cidade, até 15 de dezembro, com entrada gratuita.

As atrações do Natal de Curitiba vão até o dia 25 de dezembro. A decoração em boa parte da cidade ficará até 6 de janeiro. A agenda completa está disponível no site oficial: natal.curitiba.pr.gov.br.

Atrativa o ano todo

Árvores de Natal gigantes, recheadas de milhares de luzes, estão em vários pontos da cidade. Foto: Marcel Scinocca

Curitiba possui dezenas de atrações para qualquer época do ano. Segundo a Secretaria de Turismo da cidade, quatro milhões de turistas a visitaram em 2017. Não poderia ser diferente. A cidade leva o turismo a sério. Essa sensação se vê em todos os cantos e inclui vários aspectos como a ampla rede hoteleira, as dezenas de atrações históricas, ambientais e culturais, a gastronomia invejável e, é claro, o acolhimento do curitibano, que está em cada detalhe.

Há visitas que são obrigatórias para quem está na cidade. Uma dessas obrigações está relacionada com a Ópera de Arame, um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba. O local ganhou um projeto ousado com a iniciativa Vale da Música. Com preços populares, o projeto, em parceria com o Bradesco, Futura Fonte e DC Set Eventos, traz, por exemplo, atrações em um palco flutuante e móvel, no meio do lago da Ópera de Arame. Um teleférico, o primeiro de Curitiba, será inaugurado em breve. O local também tem espaço para gastronomia, incluindo a releitura de pratos típicos da região.

Falando em gastronomia, o roteiro na cidade inclui vários pratos de diversas regiões do mundo. O pierogi, pastel cozido de origem polonesa, é um deles. A culinária asiática, presença forte na cidade, é atração no restaurante Hai Yo, que fica no tradicional e requintado Grand Hotel Rayon. O Hai Yo, para se ter ideia, tem como chef o renomado Kazuo Harada, com atuação no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Em se tratando da culinária italiana, o Terrazza 40, no topo 40º andar de um dos prédios mais altos de Curitiba, traz receitas italianas originais e com a esplêndida vista panorâmica da cidade.

A visita ao Mercado Municipal de Curitiba também é indispensável. O local tem mais de 50 anos e conta com diversos tipos de comércio, incluindo espaço para produtos orgânicos. Uma das atrações no local é a loja Cativa Natureza, pioneira no Brasil a vender cosméticos com insumos rastreados, sem testes em animais ideais para veganos -- ou uso de espécies vegetais em extinção.

A gastronomia também tem presença garantida no Mercado Municipal, incluindo o Anarco. O restaurante oferece como uma das sobremesas sorvete de goiaba com bacon. Ele é, digamos, polêmico, mas, certamente, a experiência é válida.

Para conhecer os principais atrativos, Curitiba conta com linha de ônibus exclusiva para turistas. Trata-se da Linha Turismo, que funciona sete dias por semana. Essa linha é composta por ônibus especial, de dois andares, que circula nos principais pontos turísticos. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e prédios históricos. Circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 44 km em cerca de 2 horas e meia.

*O repórter viajou a convite do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT), Curitiba Convention Bureau e BWT Operadora

Galeria

Confira a galeria de fotos