Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nordeste terá São João virtual, com muito forró

09 de Junho de 2020 às 00:01

Nordeste terá São João virtual, com muito forró A festa em Campina Grande, na Paraíba, ficou para outubro. Crédito da foto: Prefeitura de Campina Grande

“No mês de junho tenho Deus por testemunho, com meu violão em punho, vou fazer meu São João.” Gravados por Elba Ramalho, os versos de Moraes Moreira na canção São João na Estrada ganham outra dimensão este ano. A cantora, cuja imagem praticamente se mistura a das festas populares do meio do ano, vive um junho diferente. “Estarei num outro tipo de estrada e, quem sabe, atingindo mais gente ainda”, declarou Elba. Ela participa no dia 23 de uma live promovida por Campina Grande, para comemorar o São João virtual.

A cidade paraibana, dona de uma das principais festas do País, adiou o evento para outubro, em vez de cancelar, como ocorreu em outros municípios que tradicionalmente realizam festejos em junho. Eles foram suspensos para impedir aglomerações e conter o avanço do coronavírus no País. “O Nordeste vive e respira São João, mas a pandemia é maior que tudo no momento”, afirmou Elba. “Vou fazer o meu São João do jeito que for possível e vou tentar compartilhar ao máximo. As nossas vidas mudaram, o mundo está mudando e a festa vai ter de mudar.”

Mês atípico

Celebrações de São João não estão previstas neste mês de junho, mas pode preparar o bolo de milho e o quentão que a animação está garantida na quarentena. Não apenas quem faz os eventos todo ano tem de se adaptar à realidade atual. O público também vai aprender a dançar em um novo arraial: o virtual.

Nordeste terá São João virtual, com muito forró A cantora Elba Ramalho uma das estrelas do evento, fará live dia 23 deste mês. Crédito da foto: Prefeitura de Campina Grande

A festa virtual de Campina Grande - assim como a promovida por Mossoró (RN) - tem a intenção de arrecadar doações para as famílias afetadas pelo cancelamento dos eventos, fundamentais para a economia dos municípios. “Teremos um mês atípico, mas com muita esperança, em que as famílias irão se reunir, com culinária à base de milho, em volta da mesa para ver as lives dos artistas”, diz Rosália Lucas, secretária de Turismo de Campina Grande. No Parque do Povo, espaço que concentra as atrações, foi registrada a entrada de 1,8 milhão de visitantes em 2019.

O Mossoró Cidade Junina, realizado na cidade do Rio Grande do Norte, é o terceiro maior São João do Nordeste, com público de cerca de 1 milhão de pessoas. “Não podemos adiar a data da festa. Nosso calendário é repleto de outras atividades culturais”, diz Isaura Rosado, secretária municipal de Cultura. As transmissões em junho prometem lembrar os arraiais.

Caruaru, por sua vez, não faz live musical em junho, mas, sim, uma ação solidária. “O São João na nossa cidade movimenta a economia e a vida de muita gente, como artistas locais que esperam o ano inteiro”, afirma Raquel Lyra, prefeita de Caruaru. A festa reúne cerca de 3 milhões de pessoas todo ano e tem entre as tradições o desfile dos bacamarteiros (homenagem aos brasileiros que lutaram na Guerra do Paraguai, no século 19) e as comidas gigantes.

Pelo saojoaocaruarusolidario.com.br, é possível doar alimentos e produtos de higiene para os trabalhadores que este ano não terão a renda da festa, que promove cerca de 6 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. “É um momento de celebrar a colheita do milho, de forró. Mas, hoje, o que a gente mais preza é pela vida da população e cancelar neste momento é fundamental para resguardar a saúde de todos e garantir uma festa ainda mais linda no futuro”, diz a prefeita.

Bumba meu boi

Tambor de crioula, bumba meu boi e danças regionais, normalmente presentes no festejo do Maranhão, estão na programação virtual prevista pelo governo do Estado para este mês. O São João é a festa mais popular do Maranhão. Em 2019, foram em torno de 1,3 mil apresentações durante o período das festas e a ocupação hoteleira em São Luís ficou em 70%.

Já em São Paulo, o Centro de Tradições Nordestinas (CTN), que faz uma celebração arretada todo ano, decidiu adiar sua festa - ainda sem data. Mas o São João de Nóis Tudim deve ter versão virtual, prevista para o dia 28. “A proposta é que o público mate a saudade de tudo o que há na nossa festa junina, só que on-line”, diz Christiane Abreu, presidente do CTN. (Nathalia Molina e Levy Teles - Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos