Buscar no Cruzeiro

Buscar

Manaus é a porta de entrada para a exótica biodiversidade amazônica

20 de Novembro de 2018 às 06:30

No coração da imponente floresta tropical O majestoso Teatro Amazonas é uma das principais referências arquitetônicas e culturais da capital. Crédito da foto: Divulgação / Ministério do Turismo

Manaus, a capital do Estado do Amazonas, é conhecida pelas praias de água doce, como a Ponta Negra e o “encontro” das águas escuras do rio Negro com as barrentas do Solimões, que não se misturam. E se destaca pela expressiva arquitetura do Teatro Amazonas, símbolo da riqueza que a região viveu no apogeu do ciclo da borracha com a extração e exportação do látex.

A metrópole do Norte do país é também um convite à imersão na cultura indígena, na imensidão das águas e nos cheiros, cores e sabores da exótica e complexa biodiversidade amazônica. No meio da floresta, a cidade também abriga um dos maiores polos industriais do Brasil, a Zona Franca de Manaus.

Parada obrigatória dos turistas, o Mercado Municipal de Manaus, fundado em 1882, é um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais como frutas, especiarias e peixes de água doce. Inspirado no Mercado de Les Halles de Paris, em estilo art-noveau, o mercadão tem um pavilhão central ladeado por outros dois, em ferro fundido, e pórtico de ferro rendilhado com vitrais. Também atrai visitantes o conjunto arquitetônico da Alfândega e Guarda Mouria no Complexo Portuário. A torre, com farol hoje desativado, orientava os navios que chegavam à cidade. Já o Porto de Manaus é o maior porto flutuante do mundo, chegando a ter variações de nível com mais de 10 metros entre a enchente e a vazante do rio Negro.

No coração da imponente floresta tropical Manaus é a porta de entrada para a Amazônia, considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Crédito da foto: Divulgação / Ministério do Turismo

Tesouro natural

Manaus está inserida num dos tesouros naturais brasileiros a Amazônia considerada reserva da biosfera e patrimônio natural da humanidade pela Unesco. Para o secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, Bob Santos, o destino está entre as pérolas do turismo nacional, reunindo vivências características de uma das regiões mais ricas do Brasil. “A diversidade é um dos grandes atributos do mercado de viagens no país. Dentro dessa ampla oferta turística que vai da gastronomia à natureza, cada destino é singular. Manaus é um belo exemplo do nosso potencial no setor”, concluiu. (Da Redação, com informações do Ministério do Turismo)

Galeria

Confira a galeria de fotos