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Municípios paulistas buscam alternativas para o turismo

28 de Abril de 2020 às 00:01

Municípios paulistas buscam alternativas São Francisco Xavier aposta no voucher social. Crédito da foto: Divulgação / Secretaria Estadual de Turismo

Municípios de São Paulo estão buscando alternativas para minimizar o impacto da pandemia da Covid-19 no setor de turismo. Entre as iniciativas, destacam-se programas de crédito, reforma e limpeza de atrativos turísticos, incentivo a serviços de entrega, políticas de descontos e reorganização do calendário de festas regionais.

As ações foram definidas em pesquisa realizada no início de abril pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo do Estado de São Paulo, com as prefeituras de 150 estâncias e municípios de interesse turístico. O estudo levou em conta os dados de 201 entrevistas.

Em Jundiaí, por exemplo, a prefeitura criou o projeto “Deguste em Casa”, que cadastra restaurantes e empreendimentos de turismo rural para fornecer seus produtos via delivery ou por sistema de retirada no local. Entre os cadastrados há adegas, vinícolas, restaurantes e cervejarias.

São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, lançou o programa “Voucher Sócio Econômico”, que concede descontos de até 20% em pousadas, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos para serem usados após a crise.

A partir do levantamento, a Secretaria de Turismo listou as boas práticas indicadas pelos municípios:

1 Reorganização do calendário de eventos e festividades, priorizando o adiamento em vez de cancelamento;

2 Campanhas de conscientização para combater a Covid-19 e sobre os impactos no turismo;

3 Incentivo a serviços de delivery ou drive thru;

4 Reforma, limpeza e organização de atrativos turísticos;

5 Atualização de inventário turístico, planos e materiais promocionais;

6 Divulgação de campanha “não cancele, adie sua viagem”;

7 Capacitação, treinamentos e reuniões de planejamento;

8 Campanhas para doação de alimentos e produtos de higiene;

9 Programa de Crédito Turístico do Estado de SP e outras políticas de crédito;

10 Implantação de plataforma de venda online;

11 Venda de vale-presente antecipado de pacote de viagem ou hospedagem;

12 Bônus e benefícios para próximas viagens;

13 Manutenção de salários. (Da Redação)